Cuidado! Esses alimentos podem quebrar o dente
Separamos alguns alimentos que devem ser evitados se você deseja manter a dentição intacta. Veja
Você está lá degustando uma comidinha gostosa e, pronto, vem uma sensação estranha na boca. Sem perceber, você partiu o seu dente ao comer um alimento rígido. E agora? O que fazer? Primeiramente, se for um pedaço grande, armazene-o em soro fisiológico e vá ao dentista o quanto antes. Se o pedaço partido for pequeno, também não deixe de procurar um profissional.
Mas, para que você não tenha que passar por isso, separamos alguns alimentos que devem ser evitados se você deseja manter a dentição intacta. Veja:
Sementes de girassol
A semente em si não é o problema e, sim, a sua casca, que pode quebrar os dentes durante a mastigação. Se você é fã desse alimento, opte por sementes descascadas.
Cubos de gelo
Mastigar gelo é uma má ideia, pois tanto o esmalte dos dentes quanto o gelo são compostos de cristais - quando você o mastiga, corre um sério risco de danificar o esmalte ou, na pior das hipóteses, quebrar a dentição.
Balas duras
A tentação pode ser grande, mas mastigar balas rígidas não é uma boa ideia e você pode quebrar o dente. Além disso, esse tipo de doce contém muito açúcar, o que não é recomendado para uma boa dentição.
Milho na espiga
Comer milho direto na espiga pode acabar com possíveis reparos odontológicos que você já tenha feito. Pior ainda se você usar aparelho – o risco de quebrá-lo é grande.
Pipoca
A pipoca pode se alojar entre os dentes e ser difícil de ser removida. Pior ainda se você tem o hábito de mastigar os grãos que não estouraram. Fique atento!