Dicas para detectar uma cárie antes que comece a doer
A cárie dentária é uma das doenças infecciosas bucais mais comuns em todo mundo, e que afeta pessoas de todas idades. Ela se apresenta como uma parte danificada do dente, e pode ser diagnosticada de diversas maneiras, dependendo de sua seriedade e do local em que estiver localizada na boca.
Normalmente, os sintomas não são notados até que a área deteriorada se torne maior e comece a doer. Mas há outros sinais que ajudam a identificar o problema já no início, evitando que a doença evolua.
Mau hálito: as bactérias que causam o mau hálito vivem nas cavidades da cárie, e por isso a presença do mau cheiro na boca, mesmo com uma higiene bucal adequada, pode ser um sinal da doença.
Mudança na cor do dente: um dos primeiros sinais da presença de uma cárie é a mudança de cor do dente. Se você nota que o dente está com manchas escuras, em tons marrons ou pretos, deve consultar um dentista.
Sensibilidade: a sensibilidade dental começa numa fase mais avançada da doença, e por isso é preciso marcar uma consulta imediatamente com o dentista se você desconfia que a causa da sensibilidade é uma cárie.