Existe jeito certo de mastigar? Especialista responde
No bate-papo desta quinta-feira contamos com o retorno da Dra. Tania Regina Chiarizzi que irá responder mais uma rodada dos questionamentos mais feitos pelos leitores.
Existe uma forma correta de mastigar? O quanto isso é importante para nossa boca?
É importante mastigar bilateralmente, igualmente do lado direito e esquerdo.
Para o desenvolvimento da oclusão a parte funcional (língua , lábios, bochechas) é muito importante .A mastigação correta e respiração nasal são a base para o bom crescimento craniofacial.
Quais problemas podem ocorrer por conta de uma mastigação errada? E qual é o jeito certo?
Dependendo do modo que mastigamos, se for unilateral ou alimentos muito moles ou pastosos frequentemente, podem ocorrer problemas de oclusão (modo que os dentes fecham e as arcadas se encontram).
A mastigação é importantíssima para o bom desenvolvimento crâniofacial, assim como a respiração nasal, a mastigação correta funciona como ortodontia preventiva, além de prevenir cáries, pois, a boca faz uma autolimpeza.
A mastigação errada dificulta os alimentos passarem do lado direito para o esquerdo prejudicando essa autolimpeza e aumentando o risco de cárie.
Agora outro tema muito requisitado no canal é falar sobre o bafinho. Existe uma maneira de eu perceber sozinho que tenho problemas de mau hálito?
Algumas vezes é mais difícil a própria pessoa sentir, porque ela perde a sensibilidade do próprio odor, cabe outra pessoa sinalizar o cheiro, mais existem outras formas de perceber, como uma boca mais ressecada, menor salivação podem indicar mau hálito.
Quais são os principais motivos para halitose? E como pode ser diagnosticada?
Halitose pode estar relacionada a problemas de higiene bucal ,de origem respiratória ( como sinusite, amidalite ) digestiva e de origens metabólicas e sistêmicas ( diabetes , estados febris , alterações hormonais, secura da boca e estresse) e por alguns medicamentos como antidepressivos etc. Existe uma halitose fisiológica que ocorre no período da manhã , porque durante a noite existe uma diminuição do fluxo salivar e após alguns alimentos como cebola e alho.Como as causas são diversas só um profissional pode diagnosticar e orientar no tratamento correto.
Agora que sei que sofro de mau hálito, como tratar?
Se após você melhorar a higiene bucal, trocar a escova de dente por uma nova, usar um limpador de língua, fio dental, o mau hálito persistir, não esqueça que as causas são multifatoriais, procure um dentista para avaliar se você está com gengivite, cárie, ou alteração do fluxo salivar ou algum outro problema. É bom também a ingestão de água durante o dia.
E ele também poderá te ajudar no encaminhamento para outro profissional caso necessário.
______________________________________________________________________________________________________
Dra. Tania Regina Chiarizzi
Especialista e Mestre em Odontopediatria
Rua Mariana Correa, 58
(11) 3061-1300