Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Obesidade e problemas bucais podem estar relacionados, segundo pesquisa

Pesquisa realizada por brasileiros e australianos concluiu que o excesso de peso contribuí para o início de doenças.

24 fev 2017 - 16h00
(atualizado em 19/7/2017 às 18h13)
Compartilhar

A obesidade é um dos maiores problemas da população mundial e além das complicações já sabidas, pesquisadores concluíram que o excesso de peso pode originar a periodontite. Essa faixa de pessoas está mais próxima de ter inflamações e infecções na gengiva.

Outro risco observado foi a produção acima da média de citocinas estimuladas pelas células adiposas. Com isso, as defesas do organismo diminuem e a boca acaba pagando a conta muitas vezes. 

Um quinto da população brasileira é obesa. Entre os homens, o país é o terceiro com mais obesos no mundo.
Um quinto da população brasileira é obesa. Entre os homens, o país é o terceiro com mais obesos no mundo.
Foto: pathdoc / Shutterstock.com

A pesquisa, feita pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e Universidade de Adelaide, na Austrália, acompanhou 539 pessoas desde o nascimento até 31 anos. Neste período, os cientistas avaliaram o peso e saúde bucal dos participantes. Estar com sobrepeso aumentou em 11% a chance de ter periodontite, já os voluntários obesos viram o risco aumentar em 22%. 

Estar atento a saúde do corpo como um todo é o primeiro passo para ter a saúde bucal em dia. Vá periodicamente ao seu dentista e mantenha sua higiene oral diária.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra