Quais os malefícios do refluxo para a saúde bucal?
Refluxo é uma doença digestiva em que o suco gástrico do estômago faz o caminho inverso pelo esôfago e volta para a boca
Refluxo é uma doença digestiva em que o suco gástrico do estômago faz o caminho inverso pelo esôfago e volta para a boca. Esse líquido, normalmente muito ácido, tem o poder de irritar e inflamar os tecidos que revestem o esôfago e a mucosa bucal, diminuir a saliva e causar até perda dental.
Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sofram de refluxo gastroesofágico. A sensação é a de que a comida ‘não caiu bem’ – queimação no tórax, volta de parte do alimento que foi ingerido, boca ácida e por aí vai. Isso não quer dizer que esses sintomas são sinônimo da doença em 100% dos casos.
Cuidado com os dentes
Alguns pacientes podem apresentar erosões dentárias e feridas na mucosa oral causadas pela regurgitação ou simplesmente pelo vapor ácido que atinge a cavidade oral quando o refluxo acontece. Os dentes passam por um processo de descalcificação e ficam fragilizados
Boca seca e aftas
A presença prolongada de ácidos na cavidade bucal pode inclusive levar à inflamação das glândulas salivares reduzindo sua quantidade e o fluxo salivar. Além disso, a mucosa bucal pode desenvolver feridas, como se fossem aftas.
Perda dental
Dependendo do grau de desgaste provocado pela erosão dental, o tratamento pode ser bem invasivo e severo Às vezes é necessário colocar pinos, núcleos metálicos fundidos ou fazer restaurações.
Mude hábitos
- Evite tipos de comidas que estimulam a produção ácida pelo estômago, como pimenta, café e bebidas cítricas
- Coma devagar e mastigue bem
- Fracione a dieta a cada três horas
- Evite beber durante as refeições
- Evite álcool, ele relaxa a esfíncter e deixa o estômago ácido
- Nos pacientes com sintomas noturnos sugere-se não comer até três horas antes de deitar-se e elevar a cabeceira da cama.
Tratamento
Mudanças de hábito alimentar e medicamentos para diminuição da acidez gástrica são os tratamentos mais indicados para a maioria das pessoas. Por isso, caso esteja sofrendo com os sintomas, procure um profissional.