Deixar escova de dente no banheiro pode contaminá-la. Saiba o motivo
A escova de dentes é a maior aliada da saúde bucal, mas também pode se tornar uma inimiga se não for conservada adequadamente
A escova de dentes é a maior aliada da saúde bucal, mas também pode se tornar uma inimiga se não for conservada adequadamente. Isso porque o instrumento se torna o ambiente ideal para que bactérias, fungos e vírus proliferem.
O melhor meio de evitar a contaminação da escova é substituí-la regularmente – aproximadamente de três em três meses e escolher o melhor formato: design clean, limpo, uma forma simples, lisa, sem irregularidades e produzida com materiais não porosos. Na hora de lavar a escova, é preciso usar bastante água corrente, sem passar o dedo nas cerdas, e retirar o excesso de água.
Na hora de guardar
Ao contrário do que se pensa, guardar a escova dentro do armário não é o mais indicado, assim como em gavetas, que são lugares quentes e úmidos. O ideal é optar por suportes abertos, em locais secos e ventilados.
Os protetores de cabeça de plástico que acompanham algumas escovas também são recomendados apenas para levar a escova na bolsa ou em viagens. Além disso, o lugar da escova é longe do vaso sanitário.
As escovas ficam geralmente no banheiro, que na maior parte das vezes é o ambiente mais contaminado da casa e, assim, fica suscetível a contaminação por essas bactérias. Recomenda-se deixar as escovas a pelo menos 1 metro de distância do vaso sanitário e sempre deixar o vaso com a tampa fechada.