Quatro dicas para perder o medo da cadeira do dentista
Muitas pessoas pensam em desistir só de pensar em ficar horas na cadeira ouvindo o motorzinho do dentista
O medo de dentista ou, em alguns casos, a fobia de dentista, pode atrapalhar a qualidade de vida de crianças e adultos. Sem o tratamento bucal adequado, essas pessoas não contam com medidas preventivas e ficam mais propensas a terem doenças bucais.
Muitos querem desistir só de pensar em ficar horas na cadeira ouvindo o motorzinho do dentista. Mas antes de se arriscar a ter uma cárie ou precisar fazer um tratamento mais sério, saiba que os consultórios estão cada vez mais modernos e com soluções para amenizar o mal-estar dos procedimentos.
Veja, abaixo, quatro dicas para perder o medo da cadeira do dentista:
Quanto mais cedo, melhor
Crianças que nunca precisaram fazer uma restauração ou tratar um canal não costumam ter medo de dentista. O mais indicado é evitar que os pequenos sejam submetidos a tratamentos invasivos desde cedo e, para isso, é fundamental levar os filhos ao dentista periodicamente e manter a higienização adequada dos dentes de leite.
Truques para distrair a cabeça
Nada melhor do que se distrair durante os momentos mais tensos do tratamento. Dessa forma, é interessante que o atendimento tenha um componente lúdico, como uma música tranquila ou sons da natureza.
Sedação consciente
O óxido nitroso é um produto que tem como objetivo eliminar progressivamente a ansiedade e o medo, aumentando a autoconfiança, além de causar uma sensação de relaxamento durante o procedimento clínico. Nesse método, o paciente inala o óxido nitroso por meio de uma máscara, permitindo que fique mais relaxado, sem que perca a consciência e possa reagir a estímulos.
Terapias alternativas
Outra técnica que pode ser usada durante os tratamentos odontológicos é a Terapia de Cristais dos Chakras. Pode soar estranho se relacionado à odontologia, mas pode gerar resultados positivos, pois proporciona equilíbrio físico, emocional e espiritual durante um procedimento de consultório.