Cúrcuma para o dente? Saiba o que dentistas pensam
Quando usada na composição de cremes dentais, a cúrcuma é benéfica. Porém, há riscos no uso de receitas caseiras
Vira e mexe surge uma nova moda no que diz respeito à saúde bucal e ingredientes famosos na culinária surgem como opções clareadoras ou de limpeza dos dentes. A cúrcuma é uma delas: com forte coloração amarela e uma das substâncias do curry, a cúrcuma já foi, inclusive, defendida por famosos como substituta do creme dental.
Mas, afinal de contas, a cúrcuma é benéfica para a saúde bucal? Quando usada na composição de cremes dentais, sim. Porém, há riscos no uso de receitas caseiras para os dentes. Isso também vale para o flúor, um dos maiores avanços da odontologia em relação à prevenção da cárie dentária no mundo, inclusive no Brasil. Justamente por isso, até nossa rede de abastecimento acrescenta flúor na água para ajudar no combate à cárie.
É importante ressaltar que as substâncias que compõem a fórmula dos cremes dentais disponíveis no mercado são seguras para o uso do consumidor. Esses ingredientes têm décadas de pesquisas científicas e de aprovação nos órgãos reguladores brasileiros, americanos e europeus.
Caso deseje acrescentar ingredientes à sua saúde bucal, opte por cremes dentais que contenham esses ativos em sua composição e são testados para esses fins e liberados para o uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E, em hipótese alguma, faça a higiene bucal com itens caseiros.
Cinco motivos escovar os dentes com pasta
1. A composição do creme dental contém 50% de agente abrasivo, que removem películas mais aderidas e fazem o polimento da superfície para evitar a adesão do biofilme.
2. Contém detergente para quebrar a gordura dos restos de comida em cadeias menores para serem removidas.
3. Contém flúor, que remineraliza os dentes, tornando-os mais fortes e prevenindo as cáries.
4. Contém agentes que previnem placas e tártaro.
5. Sua eficácia é comprovada cientificamente.