É verão! Como tratar a sensibilidade nos dentes
A sensibilidade é um fator limitante quando pensamos em um dos maiores prazeres humanos: o de comer
Ah, o verão... Com as altas temperaturas, também aumenta o nosso desejo por alimentos gelados para nos refrescar. Mas, e quando o prazer de degustar um belo sorvete vem junto de uma terrível dor nos dentes? A sensibilidade é um fator limitante quando pensamos em um dos maiores prazeres humanos: o de comer.
Quando o esmalte do dente está mineralizado, ele fica forte e impermeável. No entanto, fraturas, bebidas e alimentos ácidos, cáries, entre outros vilões, podem desgastar o dente. Essa é uma das principais causas dos dentes sensíveis, quando a superfície do dente é corroída e a dentina fica exposta.
Para indicar o melhor tratamento, é preciso fechar o diagnóstico, uma vez que a sensibilidade tem muitas causas. Há o laser de baixa potência com ação analgésica e anti-inflamatória, verniz de flúor para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina, agente fixador para impermeabilizar a superfície da dentina, entre outros.
Além disso, a sensibilidade causada por desgaste do esmalte pode ser prevenida com mudanças de hábitos diários. Veja:
Escolha a escova certa
A escova deve ter grande quantidade de cerdas e ser do tipo ultramacia. As cerdas arredondadas também são indicadas. A escovação não exige força e sim movimentos e ferramentas adequadas. A pressão em demasia pode desgastar o esmalte e piorar a sensibilidade. A escova deve estar a 45 graus em relação aos dentes para alcançar mais fundo nas gengivas.
Evite bebidas ácidas
Fuja dos refrigerantes, energéticos e isotônicos. Sucos mais ácidos devem ser ingeridos com canudinho. Assim evita-se o contato da acidez com os dentes. O mesmo ocorre com o vinagre.
Creme dental especial
O tipo de creme dental usado por quem tem dentes sensíveis deve ser indicado pelo dentista. Os produtos branqueadores normalmente são mais abrasivos, ou seja, inimigos da sensibilidade.
Flúor
Cremes dentais e enxaguante bucal com flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes. O flúor em gel também pode ajudar nas crises. Fale com o dentista sobre essas possibilidades.
Tenha uma boa higiene
Escovar os dentes, passar fio dental, limpar a língua são passos imprescindíveis para deixar a boca saudável. Consequentemente, a cárie não se instala e o esmalte dentário não corre riscos.