Tenho dentes apinhados, e agora?
O apinhamento dentário é uma das alterações na posição dos dentes mais frequentes na população. Neste caso, as peças dentais aparecem montadas ou “encavaladas” umas sobre as outras .
Além de ser um problema estético, o mau posicionamento dos dentes dificulta a eliminação dos restos de comida e a limpeza da placa bacteriana acumulada na boca. Dessa forma, as pessoas que tem dentes apinhados são mais susceptíveis a ter periodontite, caries, assim como o problema estético a que estão condicionadas.
As causas dessa moléstia são variadas, mas ela ocorre principalmente por questões genéticas, como o tamanho dos ossos dentários que são herdados e que resultam em dentes de um tamanho desproporcional.
Outra causa do apinhamento dentário é a perda muito cedo dos dentes de leite, o que reduz o espaço necessário para o crescimento dos dentes definitivos e faz com que eles cresçam tortos.
Para consertar este problema, o mais recomendado é visitar um especialista, que irá avaliar o melhor tratamento. Nos casos menos graves, é possível solucionar com um tratamento ortodôntico tradicional.
Nas situações em que o apinhamento é severo, podem ser indicadas a extração de um ou mais dentes para abrir espaço aos demais.
O principal objetivo destes tratamentos é alinhar os dentes para que a arcada dentaria funcione corretamente e o sorriso fique agradável.