Saúde mental e autoestima estão ligadas?
Especialistas explicam a importância do autocuidado
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, especializado em saúde mental, trabalhar a autoestima é um dos pilares para que as pessoas possam ter uma saúde mental equilibrada e saudável.
"Se mentalmente estamos bem, começamos a nos cuidar e, naturalmente, nos preocupamos mais com o nosso bem-estar. A baixa autoestima pode ter ligação com ansiedade e depressão, automaticamente interferindo na qualidade das relações interpessoais.", o especialista explica.
O cantor sertanejo Gah Bernardes diz que uma de suas prioridades é se cuidar e fazer coisas para se sentir bem consigo mesmo: "Eu gosto muito de cortar o cabelo todo mês, passei a ter mais cuidado com isso e me senti muito melhor. Algo que sempre procuro fazer também é sair bem vestido, com roupas que eu me identifico e que têm a ver com a minha personalidade."
[caption id="attachment_4408" align="alignnone" width="300"]
Foto: Divulgação/Internet[/caption]
A especialista em autoconhecimento, Renata Fornari, afirma que a prática constante do autoamor é essencial para conquistarmos uma autoestima elevada: "O nosso relacionamento com nós mesmos é o mais importante de todos. Um exercício que indico muito é fazer um elogio para si mesmo todos os dias, principalmente quando notar que está se criticando."
Confira algumas dicas de Alexander Bez para elevar sua autoestima diariamente:
- Eleve seu amor próprio através de práticas de autocuidado;
- Vibre com suas pequenas conquistas, é necessário darmos valor para nós mesmos;
- Evite a autodepreciação;
- Cultive amizades de qualidade e que te impulsionam;
- Tenha boas noites de sono;
- Pratique atividades físicas.