Saúde ocular: saiba quais hábitos e alimentos preservam a visão
Oftalmologista alerta para os hábitos que prejudicam a saúde ocular, e indica maneiras de preservar a visão e o bem-estar dos olhos
Não são apenas os maus hábitos que atrapalham a saúde ocular. Na verdade, a alimentação também influencia - e muito - no bem-estar dos olhos e na visão.
Segundo o Dr. Fernando Cresta, médico oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, estudos científicos comprovaram que suplementos com luteína, zeaxantina, vitaminas C e E, cobre e zinco foram eficazes em prevenir a progressão de quadros de degeneração macular relacionada à idade.
Fernandon indica que é possível encontrar estes nutrientes em frutas e verduras, como na cenoura, por exemplo. Além disso, outros hábitos que melhoram a visão incluem alimentação saudável, evitar fumo e exposição aos raios ultravioleta.
Maus hábitos que prejudicam a visão
"Por outro lado, ler ou focar a visão para perto de maneira prolongada e sem pausas podem levar a fadiga ocular, ardor, vermelhidão e olho seco evaporativo", alerta o especialista.
Isso porque há diminuição da frequência do ato de piscar. Por isso, é importante realizar pausas na leitura, olhar para o horizonte e sempre lembrar de piscar frequentemente, destaca o médico.
Portanto, devemos evitar o fumo e a exposição a luz ultravioleta. "Os raios ultravioleta A e B podem predispor a catarata, pterígio, degeneração macular relacionada à idade, entre outros problemas oculares", adverte Fernando. O médico acrescenta ainda que coçar em demasia os olhos pode levar a problemas na córnea, como o ceratocone.
"A maioria das doenças oculares podem ser evitadas e melhor tratadas se diagnosticadas precocemente. Agende ao menos uma vez por ano uma consulta com seu oftalmologista", conclui o profissional.