Se você usa essas 7 frases, pode sofrer da Síndrome do Impostor
Pessoas com síndrome do impostor frequentemente usam essas 7 frases tóxicas, diz especialista em comunicação
Não é incomum encontrar pessoas bem-sucedidas que duvidam de seu próprio potencial. Isso é chamado de Síndrome do Impostor – e pode causar ansiedade profunda, auto-ódio e falta de confiança.
"Durante a última década, dei palestras sobre saúde mental e liderança para executivos de empresas como Google, Meta e LinkedIn. Tenho visto como até as pessoas mais bem-sucedidas podem duvidar de si mesmas e de suas habilidades", diz Christina Helena, coach de comunicação e palestrante do TEDx, já tendo trabalhado com clientes em grandes empresas, incluindo Google, Apple, Facebook e LinkedIn. "Ao identificar padrões de pensamento tóxicos, você pode mudar sua mentalidade."
A própria Christina enumera sete frases comuns que pessoas com Síndrome do Impostor dizem a si mesmas.
1. “Sou uma fraude”
Você não pode ser uma fraude quando se esforçou muito. Por exemplo, se você completou um projeto rapidamente — algo que outras pessoas normalmente teriam dificuldade — isso pode ser simplesmente sua habilidade.
Aprenda a reconhecer quando faz algo bem. Lembre-se de sua expertise e dê crédito a si mesmo por suas conquistas.
2. “Nunca serei bom o suficiente para merecer isso”
É normal nos compararmos com os outros. O problema é quando permitimos que essas comparações se tornem nossa identidade.
Se você se sentir inadequado para algo, peça a um colega de confiança ou a um amigo o que eles veem como suas qualidades. Ou obtenha feedback sobre por que você foi escolhido para um projeto específico e leve isso a sério.
3. “Não sou tão talentoso quanto pensam”
Às vezes, as pessoas veem potencial em nós que ainda não somos capazes de reconhecer. Quando você recebe uma oportunidade que sente não estar alinhada com suas habilidades, confie que seu gerente vê seu talento.
E mesmo quando estiver duvidando de si mesmo, abrace esses momentos como oportunidades para crescer.
4. “Não quero fazer perguntas porque mostrará o quanto eu sei pouco”
Podemos assumir que fazer perguntas denota falta de conhecimento, mas ser minucioso mostra a seus colegas que você se importa o suficiente para querer acertar as coisas.
Procure ser um aprendiz ao longo da vida, em vez de alguém que fica em silêncio em segundo plano fingindo que sabe de tudo.
5. “Não sou capaz de fazer isso”
Descobrimos do que somos realmente capazes ao tentar coisas novas, muitas vezes quando não nos sentimos preparados para fazê-las.
Além disso, ter menos experiência pode ser uma ótima qualificação para um cargo, pois permite criatividade e um novo ponto de vista.
6. “Todos aqui são muito mais inteligentes do que eu”
Outra pessoa pode ter mais conhecimento sobre o assunto, mas isso não necessariamente os torna mais inteligentes do que você.
Se sentir que há mais a aprender, peça treinamento adicional ou conselhos; isso mostra que você é curioso e deseja melhorar.
7. “Não sou digno do meu sucesso”
Pergunte a si mesmo: “Por que acredito que não mereço isso?” Se a resposta for porque seus objetivos não estão alinhados com o plano de sucesso de outra pessoa, reconheça esse sentimento e deixe-o ir.
Depois de identificar de onde vem essa atitude, ela terá menos poder sobre você. O sucesso tem aparências diferentes para cada um. No final das contas, você decide se merece o bem em sua vida e o que trabalhou tanto para conquistar.
Fonte: CNBC Make It