Segredos sombrios dos anabolizantes: o caso John Joshua James
Caso do jovem americano assustou usuários de anabolizantes do mundo inteiro
Um jovem norte-americano de 20 anos desenvolveu um caso grave de acne após usar esteroides. John Joshua James queria ganhar massa muscular e recorreu a injeções de anabolizantes nos membros superiores, peito e costas. As espinhas que surgiram em consequência disso foram tão severas, em especial nas costas, que o jovem não conseguia nem se deitar.
Atualmente, John está em processo de recuperação há cerca de 4 meses e tem utilizado suas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre os danos causados pelos anabolizantes. Em uma de suas postagens, ele enfatiza: “Não façam o que eu fiz”.
O rapaz relata que começou a utilizar anabolizantes no mesmo dia em que iniciou seus treinos na academia, mas, logo em seguida, as erupções cutâneas o impediram de realizar suas atividades físicas.
Déficit de testosterona
Esse caso é um exemplo do perigo do uso indiscriminado dessas substâncias. Os esteroides anabolizantes (EA) são drogas que têm como função principal a reposição de testosterona, hormônio responsável por características que diferem homem e mulher.
O médico nutrólogo e endocrinologista Ronan Araújo comenta que, embora sejam utilizados em casos de déficit de testosterona, por exemplo, no envelhecimento, eles também são amplamente utilizados para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo. No entanto, o consumo indevido dessas substâncias pode trazer sérios prejuízos à saúde.
Efeitos adversos dos esteroides anabolizantes
Entre os efeitos adversos dos esteroides anabolizantes estão tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas, alterações nos níveis de coagulação sanguínea e de colesterol, aumento da agressividade, que pode resultar em comportamentos violentos, às vezes, de consequências trágicas. Além disso, o consumo dessas substâncias pode causar efeitos crônicos a longo prazo, que podem ser irreversíveis.
Em homens, o consumo de esteroides anabolizantes pode levar à redução na quantidade de esperma, calvície, crescimento irreversível das mamas (ginecomastia) e impotência sexual. Já nas mulheres, pode ocorrer engrossamento da voz, crescimento de pelos no rosto e no corpo, redução dos seios e irregularidade ou interrupção das menstruações.
O aumento da acne é comum nos dois sexos. A libido pode aumentar ou, menos comum, diminuir. A agressividade e o apetite podem aumentar. Nos adolescentes mais jovens, os esteroides podem interferir no desenvolvimento dos ossos dos braços e das pernas.
O uso prolongado pode provocar a produção excessiva de glóbulos vermelhos pelo organismo e alterações nos níveis de gorduras (lipídios) no sangue. Os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim, aumentam e os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol bom, diminuem. Complicações cardiovasculares graves, incluindo hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e coágulos sanguíneos são efeitos relatados relacionados ao uso de esteroides anabolizantes.
Reposição hormonal com testosterona vs. anabolizantes
A reposição hormonal de testosterona é um tratamento médico prescrito para condições de saúde, visando restaurar os níveis normais de testosterona no corpo, melhorando a saúde e prevenindo complicações. Já o uso de anabolizantes para fins estéticos não é uma prática médica e pode ser prejudicial à saúde, causando danos aos órgãos internos, problemas psiquiátricos e riscos a longo prazo, como disfunção sexual, infertilidade e aumento do risco de doenças cardíacas.
É importante buscar um tratamento adequado com um profissional especializado para a reposição hormonal de testosterona e evitar o uso indevido de anabolizantes para fins estéticos.
Prevenção ao uso de esteroides anabolizantes
É importante conscientizar as pessoas sobre os perigos do consumo indevido de esteroides anabolizantes e incentivar a prevenção ao uso dessas substâncias. Os anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo são proibidos e representam grandes riscos para a saúde.
Ronan Araújo cita algumas dicas para prevenção ao uso de esteroides anabolizantes, confira:
- 1. Informe-se sobre os efeitos adversos dessas substâncias e os riscos à saúde.
- 2. Procure orientação médica antes de usar qualquer suplemento ou substância para ganho de massa muscular, ou melhora do desempenho físico.
- 3. Adote uma alimentação saudável e equilibrada, que forneça os nutrientes necessários para o corpo.
- 4. Tenha um plano de treinamento físico adequado, que leve em conta suas condições físicas e objetivos.
- 5. Mantenha um estilo de vida saudável, com hábitos de sono regulares, prática de atividades físicas, controle do estresse e abstinência de tabagismo e consumo excessivo de álcool.
A prevenção ao uso dessas substâncias é fundamental e passa pela conscientização sobre os riscos à saúde e a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, plano de treinamento físico adequado, estilo de vida saudável e orientação médica antes de qualquer uso de suplemento ou substância para ganho de massa muscular, ou melhora do desempenho físico.
“É importante lembrar que os esteroides anabolizantes são medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, conforme a legislação. O uso indevido dessas substâncias pode trazer sérios prejuízos à saúde e deve ser evitado a todo custo. Consulte com um médico especialista para avaliar a necessidade de uma reposição de testosterona e realizar um tratamento seguro e efetivo.” Finaliza Ronan Araújo.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.