Sem crises! 10 formas de manter a rinite bem longe
A rinite pode ser causas alérgicas ou não, sempre causando os mesmos sintomas. No caso da alergia, é possível evitar o quadro com essas 10 dicas
A rinite é uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz. Ele atua como um verdadeiro filtro do sistema respiratório e, ao entrar em contato com partículas, substâncias tóxicas e irritantes que podem prejudicar o funcionamento dos pulmões, gera a rinite como uma reação de defesa.
Suas causas podem ser alérgicas ou não. No quadro de rinite não alérgica, o agente etiológico pode ser vírus, bactérias ou fungos. Nesse caso, a recuperação do paciente está associada ao tratamento da doença que causou o quadro, como uma gripe ou um resfriado, por exemplo.
Já no caso da rinite alérgica, é preciso combater os causadores da alergia. Na maioria das vezes, os ácaros são os grandes vilões do sistema respiratório. Além disso, o clima seco e as baixas temperaturas do inverno também podem agravar o quadro.
Segundo a Dra. Renata Moura Barizon, médica otorrinolaringologista e Coordenadora de Otorrinolaringologia da Associação Médica Fluminense, o quadro alérgico também é comum durante a estação por uma série de razões.
Seja por conta daquele casaco de frio que ficou muito tempo no guarda-roupas juntando poeira e ácaro, ou pelas condições de um destino de viagem de férias, como áreas de serra, que costumam ser regiões úmidas e acumular muito mofo,, por exemplo. Em todo caso, os sintomas costumam ser os mesmos: congestão nasal, coriza, espirros, coceira e diminuição do olfato.
Confira no vídeo a seguir 10 truques para evitar as crises de rinite: