PUBLICIDADE

Será que é artrose? Conheça os sintomas que atingem o quadril

A artrose de quadril é consequência de um desgaste na cartilagem e leva a sintomas nos joelhos e na coluna

2 jul 2024 - 19h24
(atualizado às 21h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Será que é artrose? Conheça os sintomas que atingem o quadril
Será que é artrose? Conheça os sintomas que atingem o quadril
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A artrose ou osteoartrite de quadril é o desgaste da cartilagem da articulação do quadril. As causas podem ser o envelhecimento natural ou doenças como osteonecrose ou artrite reumatóide. Já os sintomas, por sua vez, incluem dor (em diferentes graus) e diminuição da mobilidade.

Impactos nos joelhos e na coluna

Aliás, este efeito da artrose é o que geralmente leva a problemas nos joelhos e também na coluna, explica Isaías Chaves, ortopedista e especialista em joelho. Isso porque o paciente passa a andar em uma postura fugindo da dor.

"Essa nova forma de andar ocorre de maneira inconsciente. Então, muitas vezes, pacientes com quadro de artrose de quadril chegam ao consultório com queixas de dor nos joelhos ou na coluna lombar, sem saber que o real problema é a baixa mobilidade do quadril gerada pela artrose", afirma.

5 causas das dores após atividade física 5 causas das dores após atividade física

Pessoas mais atingidas

Segundo o médico, a artrose das articulações é mais comum em pacientes idosos, mas pode ocorrer em diversas idades. Durante a pandemia de covid-19 e no pós pandemia, por exemplo, diversos pacientes foram diagnosticados com osteonecrose que evoluiu para artrose de forma precoce. Isso aumentou significativamente o número de pacientes jovens com artrose de quadril, informa o especialista.

Tratamento para artrose de quadril

Conforme Isaías, medidas preventivas de saúde, como um todo, são benéficas para pacientes com artrose de quadril. Isto é, cuidados com o corpo, com a musculatura e  adoção de uma dieta saudável. Além disso, suplementação com colágeno e outras medicações podem agir de forma a proteger a articulação. 

"Realizar atividades de impacto sem preparo adequado pode favorecer ao desgaste da cartilagem e acelerar o processo de artrose. Algumas doenças que ocorrem na cartilagem também podem gerar a artrose. No entanto, nesses casos, cada doença age de uma forma diferente, então o tratamento é direcionado a casa caso. Em casos de artrose em que o quadril apresenta baixa mobilidade a solução é a prótese de quadril", afirma.

Quando a prótese é uma opção

Segundo o médico, a prótese de quadril é conhecida hoje com uma das cirurgias ortopédicas de maior sucesso clínico e satisfação dos pacientes. "Quando comparada a prótese de ombro ou tornozelo, a diferença nos resultados é muito desproporcional, em que paciente submetidos a prótese de quadril tem índice de quase 100% de satisfação", informa.

O especialista destaca que o paciente com artrose deve procurar um especialista em cirurgia do quadril pensando não só na melhora da sua dor, mas na durabilidade de sua cirurgia. 

"Hoje é possível que pacientes voltem ao esporte após implante de prótese de quadril. Andy Murray é um exemplo de atleta de alto rendimento, jogando tênis profissional mesmo portando próteses em ambos os quadris", finaliza o médico.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade