PUBLICIDADE

Sidney Magal: sangramento talâmico sofrido pelo cantor é um tipo de AVC

Artista recebeu alta da UTI, mas segue internado em um quarto comum do Hospital do Coração

31 mai 2023 - 17h06
(atualizado em 1/6/2023 às 09h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Sidney Magal
Sidney Magal
Foto: Reprodução/ Instagram @sidneymagaloficial

Sidney Magal já deixou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, mas o pico de pressão que o cantor sofreu durante um show, na noite de quinta-feira (25), lhe provocou um "pequeno acidente vascular", como o próprio comentou no Instagram.

"Na hora, foi uma subida, uma alta muito grande de pressão. Imediatamente, quando fui atendido, foi detectado um pequeno acidente vascular que poderia ter se tornado uma coisa muito grave, caso eu não fosse atendido imediatamente", contou aos seguidores em um post publicado na noite de terça-feira (30). 

O primeiro socorro foi feito pela equipe de um hospital em São José dos Campos, onde o artista se apresentava. De lá, ele foi transferido para o HCor, onde está desde a última sexta (26) e agora segue internado, em um quarto comum.

O AVC em questão foi hemorrágico, explicado como um "sangramento talâmico", cuja principal causa é o aumento da pressão arterial. "O sangramento é um quadro agudo - a pressão arterial sobe, fica acima da resistência da artéria, rompe o vaso e faz uma hemorragia dentro da parte do cérebro que está comprometida. No caso, o tálamo", explica o cardiologista clínico Alberto Las Casas.

Como pontua o médico, o tálamo executa diversas funções no corpo e, quando comprometido, danifica estruturas, com risco de evoluir desfavoravelmente a ponto de inchar o cérebro. "As consequências são imprevisíveis", diz Las Casas, ao citar implicações no controle da motricidade e comprometimento da memória imediata e da emoção, como exemplos.

Felizmente, o quadro de Sidney Magal não deixou grandes problemas. No post das redes sociais, o cantor diz em vídeo que já está "sentando e levantando". "Acredito que as pernas tremendo, vocês só vão ver nas músicas que eu danço", brincou, bem-humorado.

O que provoca a hipertensão?

O médico Alberto Las Casas afirma que a pressão arterial é controlada pelo centro vasomotor do cérebro. Desse modo, o que altera o centro altera também a pressão.

Alguns itens que são gatilhos para o problema são o sal, colesterol alto e os triglicerídeos em nível acima do ideal. Além disso, há também os fatores genéticos associados ao desenvolvimento da doença.

Como manter a pressão normalizada?

O cardiologista Caio Ribeiro lembra que há um grande número de pessoas que convivem com a doença e nem desconfiam, pois são assintomáticas e não foram ainda diagnosticadas como hipertensas. Por outro lado, aqueles pacientes já cientes da condição precisam adotar um novo estilo de vida. Isso inclui praticar atividade física, diminuir o consumo de sal, usar as medicações prescritas e se consultar periodicamente com a equipe médica.

"Pra avaliar se esses níveis pressóricos estão se mantendo controlados e também avaliar se há lesões em órgãos-alvos, que são locais que podem ser afetados pela hipertensão, como retina, coração, o próprio cérebro e os rins", frisa Ribeiro.

Quais os riscos associados à hipertensão?

Além do AVC que atingiu Magal, o cardiologista lembra que a hipertensão também aumenta o risco de infarto, angina e outras doenças cardiovasculares. O aumento da pressão arterial é ainda um fator de risco para problemas relacionados à função renal e à perda visual.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade