Sinusite: sintomas, tipos, tratamento e remédios
Entenda as diferenças entre sinusite aguda e crônica e confira algumas práticas que podem aliviar o incômodo causado pela inflamação
Problema comum, com milhões de casos no Brasil, a sinusite costuma ser um incômodo na vida de seus portadores. Com formas aguda e crônica, a doença tem causas diversas e, portanto, as opções de tratamento também variam. Mas há medidas simples para quem precisa se cuidar. Saiba mais:
O que é sinusite?
Às vezes confundida com rinite ou gripe, sinusite é o nome dado à inflamação das mucosas dos seios da face, que é a região do crânio formada por cavidades ósseas no entorno dos olhos, nariz e maçãs do rosto, que atuam para dar ressonância à voz, aquecer o ar que é inspirado e aliviar o peso do crânio no rosto. Por isso, a dor e sensação de pressão na cabeça nos quadros inflamatórios.
Sintomas de sinusite
Os sintomas de sinusite mais frequentes para indivíduos com a doença são dor - forte, pontadas ou pulsátil - na região do seio da face, sensação de pressão na cabeça e obstrução nasal com secreção amarela ou esverdeada. Em alguns casos, os pacientes também podem apresentar tosse, coriza, cansaço, febre, dores musculares e até perda de apetite.
Tipos
Sinusite aguda
Na forma aguda, a sinusite costuma ser causada por uma infecção viral ou bacteriana e é temporária. Os sintomas podem durar de 4 a 12 semanas e o tratamento é feito com medicamentos para aliviá-los, como analgésicos, descongestionantes e antibióticos.
Sinusite crônica
Refere-se aos casos em que a inflamação persiste por mais de 12 semanas e pode estar relacionada a outros problemas de saúde, a exemplo de quadros de asma, pólipos nasais, desvio de septo nasal, alergias e até infecção dentária. Por essa associação, o tratamento pode abarcar outros problemas, como uma cirurgia para remover os pólipos ou imunoterapia para tratar as alergias.
Tratamento e remédios para sinusite
De novo, o tratamento para a doença varia de acordo com a causa dela e a gravidade dos sintomas. Medicamentos comumente usados são descongestionantes, em comprimidos, sprays ou gotas nasais; analgésicos; anti-inflamatórios; antibióticos; soro nasal; e corticosteróides. Causas mais complexas podem demandar procedimentos cirúrgicos.
O que é bom para aliviar a sinusite?
Outras medidas não farmacológicas que ajudam quem sofre com sinusite podem ser adotadas em casa. Elas consistem em:
- beber água, especialmente se estiver com gripes, resfriados e outras condições que favorecem o surgimento da doença;
- evitar ambientes com ar-condicionado ligado, pois o equipamento resseca as mucosas e dificulta a drenagem de secreção;
- manter boa higiene nasal, com o uso de soro para lavagem.