Suchás desintoxicam e auxiliam digestão; confira receitas
A combinação entre chás e sucos de frutas traz benefícios poderosos para o corpo
Exagerou no Carnaval? Então que tal retomar as energias com algumas receitas naturais e saudáveis de suchás?
Siga Terra Diversão no Twitter
As dicas são da nutricionista Angelina Zapponi, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional e proprietária da Clínica AZ Nutri. Anote as receitas e confira quais os benefícios trazidos por cada um.
Hibiscus com erva-doce e maçã
Segundo Angelina, este suchá tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antioxidantes, além de auxiliar na retenção de líquidos, digestão e eliminação das fezes. “É indicado especialmente para pessoas com indigestão. Seu uso é recomendado após as refeições ou sempre que sentir algum desconforto no estômago.”
Ingredientes
500 ml de infusão de hibiscos com erva doce
Suco de duas maçãs passadas pela centrífuga ou descascadas e batidas com a infusão no liquidificador
Cubinhos de gelo à vontade
1 cubo de biomassa de banana verde
Camomila com maracujá
Este suchá funciona como um poderoso calmante, a partir da combinação de camomila com maracujá. “A flor favorece a digestão e o sono, otimizando o efeito calmante, enquanto a fruta controla a ansiedade e os níveis de açúcar no sangue”, explica a especialista.
Ela acrescenta que a bebida também funciona como anti-inflamatório, antiespasmódico, ansiolítico (diminui a tensão) e anticompulsão. “Seu uso é mais recomendado à noite, antes de dormir”, acrescenta.
Ingredientes
1 xícara de infusão de camomila
½ (chá) de polpa de maracujá natural
1 colher (café) de mel
Gelo ou um copo de água gelada
Um cubo de biomassa de banana verde
Prepare o suco de maracujá, junte as duas porções e liquidifique. Passe pelo coador e sirva em seguida.
Hibiscus com capim limão
Segundo Angelina, a presença de antocianinas presentes na flor de hibisco contribui para a redução da pressão arterial e eliminação de líquidos. “Por sua vez, o capim limão, que também é conhecido como capim cidreira, auxilia na digestão e no controle do estresse”, informa.
Sendo assim, a bebida atua no suporte digestivo, na eliminação de toxinas, retenção de líquidos e também como calmante. “Ele possui funções diuréticas, digestivas, antioxidante, detoxificante e até na redução da produção de colesterol. Ele deve ser consumido, principalmente, como refresco em lanches intermediários ou em ceias”, afirma.
Ingredientes
500 ml de infusão de flor de hibiscos
Suco de um limão médio
3 colheres (sopa) de capim limão
Cubinhos de gelo a gosto
1 cubo de biomassa de banana verde
Abacaxi com hortelã e gengibre
A nutricionista recomenda esta combinação para auxiliar na digestão. “O abacaxi favorece o equilíbrio metabólico, o gengibre possui ação anti-inflamatória e a hortelã tem ação antifúngica, favorecendo a produção de suco gástrico”, explica.
A bebida tem função detoxificante e o consumo é recomendado tanto como um refresco no meio da tarde; quanto 30 minutos antes das principais refeições. Também pode ser ingerido em pequena quantidade (cerca de 150 mL) logo após o almoço e/ou jantar.
Ingredientes
2 fatias finas de abacaxi
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada
1 xícara de infusão de chá branco
1 colher (chá) gengibre ralado
1 colher (sopa) de hortelã fresca
Cubinhos de gelo a gosto
1 cubo de biomassa de banana verde