Suco de laranja não é o vilão da dieta
As exportações de suco de laranja em 2018 somaram 2,460 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O volume representa 14,42% a mais que no ano anterior. Famosa fonte de vitamina C, a fruta é muito apreciada pelos brasileiros, principalmente, em sucos.
Entretanto, alguns gostam de taxar a bebida como vilã das dietas, por causa da grande quantidade de calorias, mesmo sem a adição de açúcar. Afinal, um copo de 200 ml contém aproximadamente 118 calorias.
Apesar disso, o consumo do suco de laranja traz diversos benefícios para a saúde, ajudando e muito em uma dieta equilibrada. Por isso, não deve ser evitado.
Prevenção
A fruta é famosa por causa da grande quantidade de vitamina C, responsável por prevenir doenças, além do auxílio na formação de colágeno. Um copo do suco possui 137% da quantidade diária recomendada da vitamina, deixando o organismo mais resistente às infecções.
Além disso, a ação antioxidante de flavonoides da laranja diminui a quantidade de colesterol ruim e aumenta o bom. Por falar em antioxidantes, eles melhoram a função dos vasos sanguíneos, contribuindo dessa forma para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. O potássio também ajuda a regular os batimentos cardíacos e os nervos.
Dieta
Apesar de possuir carboidratos, a laranja não é prejudicial em uma dieta saudável. Afinal, basta evitar os excessos. Outro benefício: o consumo aumenta os níveis de leptina no organismo, hormônio que inibe os receptores de apetite e amplia a saciedade.
Para os apaixonados por atividades físicas, o suco ajuda a diminuir a produção de ácido lático, responsável pela sensação de incômodo após exercícios intensos.