Supino com barra, halteres ou na máquina? Veja qual é melhor
Exercício é básico para definir o peitoral e construir massa muscular
Quantos quilos você pega no supino? Provavelmente você deve ter ouvido essa pergunta na academia, não é mesmo? Saiba que esse treino requer muita atenção e nesse sentido saiba os três estilos diferentes de supino com a ajuda do personal trainer da Smart Fit Bruno Silva.
Os três estilos diferentes de supino
Barra
Exige bastante das estruturas estabilizadoras e, além do peitoral e do ombro, ativa significativamente a musculatura do tríceps.
Halteres
Também exige das estruturas estabilizadoras e tem como um de seus principais benefícios a possibilidade de trabalhar maiores amplitudes de movimento, algo que exige experiência do praticante.
Máquina
Diminui a pressão sobre as articulações e músculos auxiliares. Por isso, exige menos esforço de quem executa, algo que com boa orientação pode ser compensado por um acréscimo de carga.
Acréscimo sobre o supino
Silva destacou que o fato do supino ser unanimidade entre acadêmicos e treinadores não significa um "passe livre" para que praticantes, ou seja, algumas variações desse exercício exigem muito de estruturas sensíveis a lesões articulares.
"Existem diversas variações de angulação para o supino e, diga-se, elas são muito interessantes. O que precisa levar em consideração é o tempo e nível de treinamento do praticante já que algumas variações provocam estresse na articulação do ombro", comentou.
Palavra final
"Para que isso aconteça de maneira segura, no entanto, é preciso observar não só o ponto que já mencionei sobre o nível de treinamento do aluno. Mas também sua tolerância à fadiga", concluiu o profissional.