Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Suposto medidor a laser de glicose faz Sociedade de Diabetes emitir alerta aos pacientes

Um medidor de glicose a laser, parecido com um oxímetro, que promete 99% de eficácia no seu monitoramento dos níveis de açúcar, preocupa médicos brasileiros e também a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Nas redes sociais, diversas pessoas se questionam sobre a eficácia desse produto. Diante disso, a sociedade médica emitiu um alerta sobre. SBD […] O conteúdo Suposto medidor a laser de glicose faz Sociedade de Diabetes emitir alerta aos pacientes aparece primeiro em Um Diabético.

14 ago 2024 - 18h58
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Um Diabético

Um medidor de glicose a laser, parecido com um oxímetro, que promete 99% de eficácia no seu monitoramento dos níveis de açúcar, preocupa médicos brasileiros e também a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Nas redes sociais, diversas pessoas se questionam sobre a eficácia desse produto. Diante disso, a sociedade médica emitiu um alerta sobre.

SBD alerta e orienta sobre segurança de exames e medidor de glicose

Medidor de glicose a laser
Medidor de glicose a laser
Foto: Um Diabético

Em um comunicado oficial publicado no seu site e redes sociais, a Sociedade Brasileira de Diabetes disse:

"De tempos em tempos surgem anúncios de novos equipamentos para as pessoas com diabetes medirem a glicemia sem a necessidade de agulhas. Porém, a Sociedade Brasileira de Diabetes alerta que qualquer dispositivo medidor de glicose necessita de validação técnica, o que parece não ser o caso de alguns dispositivos. Sem agulha é possível medir a oxigenação e batimento cardíaco, mas para medição da glicose é necessário o sangue ou interstício, alerta dr. Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da SBD.

A última "novidade" é um equipamento que está sendo anunciado como o mais preciso e menos invasivo do mundo e que funciona como um oxímetro, encaixado na ponta do dedo. "A Sociedade Brasileira de Diabetes não tem conhecimento deste produto", afirma dr. Marcio, acrescentando que o fabricante não fez nenhuma apresentação oficial do dispositivo à entidade. "Então, nós não temos nenhuma informação sobre a segurança e eficácia deles", explica. Ele lembra, ainda, que não existe nenhum estudo de segurança e de eficácia comparando os resultados destes dispositivos com os exames conhecidos e usados no Brasil, como glicose capilar na ponta do dedo ou glicose intersticial, como os sensores de glicose.

Por estes motivos, a recomendação da SBD é para que as pessoas com diabetes evitem estes produtos e façam seus exames de forma tradicional. "Em caso de dúvidas, fale com seu médico, muitos riscos estão envolvidos quando ocorre uma discrepância na medição da glicose", orienta dr. Marcio Krakauer."

O Portal Um Diabético solicitou um posicionamento para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária

(Anvisa)

para saber se ele foi avaliado pelo orgão e se tem autorização para venda ou registro. Até o momento do fechamento desta reportagem não recebemos retorno.

A empresa fabricante do produto que aparece no site de vendas também foi procurada pela nossa equipe, mas até o momento não obtivemos resposta.

Dispositivos seguros e eficazes para monitorar a glicose

Glicosímetro: os dispositivos mais tradicionais, que exigem a coleta de uma pequena amostra de sangue através de uma picada no dedo. São portáteis e fáceis de usar, mas podem causar desconforto e a frequência das picadas pode ser um incômodo para algumas pessoas.

Sensores de glicose: esses monitores inserem um pequeno sensor sob a pele, que mede os níveis de glicose continuamente e transmite os dados para um dispositivo móvel. Eliminam a necessidade de picadas frequentes e fornecem um perfil mais completo dos níveis de glicose ao longo do tempo.

O conteúdo Suposto medidor a laser de glicose faz Sociedade de Diabetes emitir alerta aos pacientes aparece primeiro em Um Diabético.

Fonte: Um Diabético
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade