Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SUS: Brasil será 1º país a oferecer vacina contra a dengue gratuitamente

Vacinação deve começar em fevereiro de 2024, mas ainda não em larga escala O post SUS: Brasil será 1º país a oferecer vacina contra a dengue gratuitamente apareceu primeiro em AlmaPreta.

22 dez 2023 - 15h38
(atualizado em 26/12/2023 às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra um jovem negro sendo medicado por um enfermeiro no hospital.
Imagem mostra um jovem negro sendo medicado por um enfermeiro no hospital.
Foto: Alma Preta

O Ministério da Saúde integrou, nesta quinta-feira (21), a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra Nísia Trindade anunciou que a vacinação com o novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.

https://twitter.com/nisia_trindade/status/1737924415885586738

No primeiro momento, a vacina conhecida como Qdenga não será disponibilizada em larga escala, uma vez que o laboratório fabricante, Takeda Pharma, afirmou que possui uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a vacinação será focada em regiões e públicos prioritários.  

De acordo com a ministra, a transferência de tecnologia está em negociação. Trindade afirmou que o Instituto Butantã e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) são dois grandes laboratórios "com capacidade de produção para chegarmos à escala de que nosso país e população precisam".

A previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses, indicadas para a faixa etária de quatro a 60 anos. Segundo a Anvisa, a vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue e poderá ser aplicada em quem já teve a doença.

Até este ano, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Entretanto, o imunizante é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue. Essa vacina protege contra uma possível segunda infecção, que, no caso da dengue, pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.

O processo de análise e incorporação da vacina foram feitas rapidamente pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). O imunizante passou por todas as análises da comissão, que recomendou sua incorporação.

Em 2023, o Brasil registrou um aumento de 15,8% nos registros de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme dados do Ministério da Saúde, o número de casos passou de 1,6 milhão este ano.

O post SUS: Brasil será 1º país a oferecer vacina contra a dengue gratuitamente apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade