Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tabelinha pode ser usada por quem quer engravidar

27 abr 2012 - 09h31
Compartilhar

A tabelinha é uma técnica simples e bem conhecida dos casais. Ela nada mais é do que o cálculo do período fértil da mulher, de acordo com as datas do seu ciclo menstrual. Apesar de o método ser mais conhecido por quem quer evitar uma gravidez indesejada, ele também é usado quando uma mulher está tentando ter um filho, de forma natural ou quando tem sua ovulação estimulada por meio de um tratamento hormonal. Respeitando as melhores datas da tabela, ela pode aumentar as chances de gravidez.

A técnica da tabelinha é um auxílio para identificar o período fértil da mulher com ciclo menstrual regular
A técnica da tabelinha é um auxílio para identificar o período fértil da mulher com ciclo menstrual regular
Foto: Dreamstime / Especial para Terra


De acordo com Simone Mattiello, ginecologista e especialista em reprodução humana do Instituto de Fertilidade, de Porto Alegre, se o intuito é engravidar, o cálculo é feito para encontrar o momento provável da ovulação (período fértil da mulher). Com isso, aumenta a chance de as relações sexuais resultarem em gravidez. "Esta técnica depende de uma regularidade do ciclo menstrual", explica a médica. "O cálculo é baseado na duração do ciclo, período que compreende o intervalo entre o primeiro dia da menstruação e a véspera do próximo período menstrual", diz.



Normalmente, o intervalo entre um ciclo e outro varia entre 28 a 30 dias. Por exemplo, se o intervalo for de 30 dias, estima-se que a ovulação ocorra por volta do 15º dia do ciclo ¿ contando a partir do primeiro dia da menstruação. Com uma margem de erro de três dias, para mais e para menos, há um período de sete dias que corresponde à semana fértil da mulher. Faça o cálculo online

neste link

.



A especialista afirma que a chance de engravidar usando somente esse método é de aproximadamente 15% a 25% ao mês. "Essa taxa é cumulativa, ou seja, após um ano, 80% dos casais terão engravidado normalmente", diz ela. Esses índices, no entanto, variam de acordo com a idade da mulher. Quanto mais velha, menores são as chances de gravidez.



Casal em tratamento

A tabelinha pode ser usada também por casais que estão contando com ajuda médica para engravidar. Após um ano de tentativas sem sucesso, tendo relações regulares sem usar qualquer método anticoncepcional, o casal deve ser submetido a uma rotina de exames para verificar a fertilidade conjugal. O especialista deverá, então, indicar a estratégia mais adequada para resolver o problema específico daquele casal.



A técnica mais simples, conhecida como relação programada, nada mais é do que a união da tabelinha com a estimulação ovariana por meio de hormônios. Dessa forma, a mulher poderá produzir mais óvulos, e terá maiores chances de engravidar.



Dentro de um grupo que está há menos de um ano tentando, o uso de medicamentos é indicado somente quando há diagnóstico de um distúrbio hormonal feminino. Nesses casos, as mulheres não menstruam regularmente e precisam equilibrar o ciclo com a ajuda de indutores para que ocorra a gravidez.



Cross Content

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra