Tomar água ajuda a emagrecer? Tire essa e outras dúvidas sobre o assunto
Especialista esclarece dúvidas comuns sobre o processo de perda de peso. Saiba mais!
Basta uma rápida pesquisa por emagrecimento nas redes sociais para se deparar com diversos conteúdos que, muitas vezes, incentivam até mesmo práticas prejudiciais à saúde. Por isso, antes de seguir qualquer orientação, é preciso checar as informações com fontes confiáveis e profissionais qualificados. A seguir, a Dra. Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecento, reúne alguns mitos e verdades relacionados à perda de peso e esclarece cada um deles. Confira!
Tomar água ajuda a emagrecer?
Verdade
A água é um elemento indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo importante para as mais diferentes funções, entre elas, a digestão e o metabolismo.
Ao priorizá-la e deixar de lado bebidas como refrigerantes, sucos processados e energéticos, você diminui a ingestão calórica e o consumo de açúcares adicionados, o que facilita a perda de peso, mas também previne doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.
Além disso, beber água antes de comer faz com que você se sinta mais saciado e, dessa forma, existe a possibilidade de reduzir a quantidade de alimentos consumidos.
No entanto, por si só, o líquido não é uma solução mágica para emagrecer e não é capaz de diminuir o peso corporal de uma pessoa. Sempre se hidrate de forma equilibrada ao longo do dia e nunca exagere na quantidade de água ingerida.
É necessário comer de três em três horas?
Mito
Não é necessário comer de três em três horas para perder peso. Para a Dra. Sylvia, se você quer eliminar aqueles quilinhos a mais, o mais importante é manter um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos do que você queima.
"Isso pode ser alcançado de várias maneiras, e a frequência das refeições é apenas uma delas. Algumas pessoas podem achar útil comer várias pequenas refeições ao longo do dia para controlar a fome e evitar excessos, enquanto outras podem preferir três refeições maiores. O que é mais importante é encontrar um padrão alimentar que funcione para você e que seja sustentável a longo prazo", garante.
Dormir bem colabora na dieta?
Verdade
Dormir mal pode afetar negativamente os níveis de hormônios como a grelina e a leptina, responsáveis pelo controle da fome e da saciedade, aumentando o apetite e favorecendo escolhas alimentares menos saudáveis.
"Além disso, uma boa qualidade de sono está associada à redução do estresse e da ansiedade, o que pode contribuir para o combate ao comer emocional", completa Ramuth.
Realmente preciso treinar pesado?
Mito
Você já ouviu por aí que, para emagrecer, é preciso treinar pesado? Segundo a médica, isso não é verdade. É claro que a atividade física é fundamental para um estilo de vida saudável e para a manutenção do peso, mas é necessário ter em mente que tudo em excesso pode fazer mal à saúde.
A perda de peso saudável deve envolver uma combinação de dieta equilibrada e rotina de treino regular e consistente, respeitando seus limites, necessidades e nível de condicionamento físico.
Faz mal exagerar nas frutas?
Verdade
"Frutas são naturalmente ricas em açúcares naturais, principalmente frutose, e, portanto, contêm carboidratos e calorias. Devido a esse fornecimento alto de açúcares, consumir grandes quantidades de frutas pode contribuir para o ganho de peso", alerta a especialista.
Alimentos integrais são menos calóricos?
Verdade com ressalvas
Nem sempre os alimentos integrais são menos calóricos do que os altamente processados, de acordo com a médica. A grande vantagem das opções integrais é que elas contam com mais nutrientes e, dessa forma, conseguem proporcionar vitaminas, fibras e antioxidantes que fazem bem à saúde.
Tirar o açúcar da dieta por diversos dias seguidos funciona?
Verdade
Por serem ricos em calorias e pobres em nutrientes, os açúcares adicionados não costumam trazer nenhum benefício nutricional ao organismo. Quando consumidos em excesso, eles podem causar impactos negativos na pele, na pressão arterial, no metabolismo e em outros aspectos.
Nesse sentido, a Dra. Sylvia destaca que reduzir ou eliminar o consumo de açúcares adicionados é recomendado para controlar o peso corporal e para melhorar a sua saúde geral.
Tem que gastar muito dinheiro para perder peso?
Mito
"Muitas pessoas acham que, ao passar por uma orientação alimentar visando o emagrecimento, irão acabar gastando mais dinheiro para comprar os alimentos adequados para a estratégia, porém isso não passa de um grande mito. Afinal, comer comida de verdade, além de trazer mais saciedade, também sai muito mais em conta do que muitos alimentos processados e ultraprocessados no mercado", conclui.