Tomar café da manhã após 9h pode trazer um risco à sua saúde
Estudo aponta relação entre o horário da primeira refeição e o desenvolvimento de uma doença
A hora em que você toma o café da manhã pode ter um impacto significativo na sua saúde. Um estudo publicado no International Journal of Epidemiology revelou que consumir a primeira refeição do dia após as 9 horas da manhã pode aumentar em 59% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com aqueles que tomam café da manhã antes das 8h.
A pesquisa foi conduzida com 103.312 participantes na França, que registraram seus hábitos alimentares, incluindo horários e tipos de refeições. Com base nesses dados, os cientistas acompanharam a saúde dos voluntários por uma média de sete anos. Durante esse período, foram identificados 963 novos casos de diabetes tipo 2, sendo que o risco da doença foi maior entre aqueles que costumavam atrasar o desjejum.
Os pesquisadores explicam que essa associação faz sentido, pois pular ou postergar o café da manhã pode impactar negativamente os níveis de insulina e a regulação da glicose e dos lipídios no organismo, fatores fundamentais para a prevenção do diabetes.
E o horário do jantar?
O estudo também analisou o impacto do horário da última refeição do dia e identificou que jantar depois das 22h pode contribuir para um maior risco de diabetes tipo 2. Por outro lado, consumir refeições de forma mais frequente ao longo do dia esteve associado a uma menor incidência de doenças.
Os resultados sugerem que o jejum prolongado só é benéfico quando inclui um café da manhã cedo e um jantar também antecipado. De acordo com os cientistas, o ideal seria tomar a primeira refeição antes das 8h e jantar antes das 19h, o que poderia contribuir para a redução do risco de diabetes tipo 2.