Tratamento de ansiedade com cannabis medicinal ganha força
Ainda assim, é necessário o consumo consciente para nenhum malefício a saúde
O último mapeamento global da OMS (Organização Mundial de Saúde) cita que 19 milhões de pessoas sofrem com transtornos mentais no país. O que representa cerca de 9,3% dos brasileiros. Nesse sentido, o tratamento de ansiedade com cannabis medicinal ganha força.
Importância do tratamento de ansiedade com cannabis medicinal
"Realizo o tratamento com o óleo de extrato de cannabis nestes pacientes. Onde conseguimos controlar os efeitos ansiogênicos e reduzir as medicações alopáticas tradicionais", afirma o médico Dr. André Cavallini, diretor clínico da unidade Sorocaba (SP), da Gravital.
Uma das maneiras pela qual o cannabis pode ajudar a reduzir a ansiedade é por meio do seu efeito no sistema endocanabinoide do corpo. Responsável por regular diversas funções, exemplos: humor, sono e a resposta ao stress.
Assim, a "ligação" com os receptores de canabinoides, o cannabis pode ajudar a diminuir a ansiedade e promover a sensação de relaxamento. Detalhe em que há também a vantagem do sono leve, que pode ser útil para quem é ansioso e, além disso, há poucos efeitos colaterais na cannabis em comparação com medicações tradicionais.
Como é a terapia canábica?
O tratamento funciona de acordo com o tipo de transtorno, da gravidade dos sintomas e das preferências do paciente. No "leque" de opções de tratamentos que podem ajudar a controlar a ansiedade, a cannabis medicinal figura como alternativa.
"Quando falamos em fins medicinais, existem diversos benefícios potenciais do CBD e do THC para a saúde, incluindo o possível tratamento da ansiedade", termina o médico Dr. André Cavallini.
O que é a ansiedade?
A ansiedade é o sentimento de apreensão, angústia, incerteza e de desconforto. Costuma ser acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, dificuldade de respirar e sudorese. Apesar de ser uma reação comum do corpo, a ansiedade pode tornar-se um transtorno quando é intensa já que interfere na rotina, ocasiona sofrimento emocional, físico e afeta de forma negativa na qualidade de vida.