Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Treino em jejum: entenda quando ele é indicado

Eficiência do método depende do nível em que o praticante se encontra

5 nov 2022 - 17h07
(atualizado em 7/11/2022 às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O treino em jejum, com o passar do tempo, ganha cada vez mais adeptos. E os motivos costumam variar. Alguns, por conta da falta de tempo, encontram espaço na agenda apenas de manhã, bem cedinho. Assim, acabam realizando sua atividade física antes de comer. Outros, por estratégia, acreditam que vão ter mais resultados ao praticar exercícios de estômago vazio.

Mas, afinal, o treino em jejum emagrece mais rápido? A resposta para essa pergunta não é tão simples assim. Afinal, ela depende de inúmeros fatores e cada indivíduo pode ter um resultado diferente.

O treino em jejum pode até ser mais eficiente para eliminar gordura corporal. No entanto, a intensidade do exercício pode cair. Dessa forma, a estratégia, talvez, não seja a mais indicada para você. O resultado vai depender se o seu nível é iniciante, intermediário ou avançado.

Treino em jejum não é indicado para todo mundo
Treino em jejum não é indicado para todo mundo
Foto: Shutterstock / Sport Life

Por isso, o treinador Leandro Twin explicou como é o efeito do treino em jejum em cada pessoa. Confira:

Treino em jejum vale a pena?

1. Iniciantes: "eles fazem um treinamento mais leve, pois estão começando. Porém, os mecanismos regulatórios deles são pouco desenvolvidos. Então, o funcionamento do glucagon, adrenalina, noradrenalina, GH e cortisol, não é muito eficiente. Portanto, mesmo em um treinamento leve, esse tipo de grupo pode ter hipoglicemias ou perda de rendimento. Dessa forma, o treino em jejum não é indicado", afirma Twin.

2. Intermediários: "são pessoas que já avançaram um pouco no treinamento. Portanto, eles têm os mecanismos regulatórios funcionando bem e fazem um treinamento razoavelmente intenso. Esse grupo consegue muito bem treinar em jejum, sem passar mal e sem perder desempenho", explica.

3. Avançados: "possuem mecanismos regulatórios bons. Porém, eles fazem treinamentos muito intensos. Mais intensos do que o seu corpo - mesmo adaptado - consegue compensar. Esse tipo de indivíduo, dificilmente, passa mal durante o treinamento. Mas, sente uma perda de desempenho muito grande quando ele treina em jejum", finaliza Twin.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade