Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uma xícara dessa fruta ajuda a queimar gordura e melhora desempenho

Pesquisa mostra os benefícios do mirtilo para melhorar performance na atividade física

21 mar 2023 - 09h44
Compartilhar
Exibir comentários

É consenso o quanto incluir frutas na dieta faz bem à saúde, mas há uma razão a mais para escolher o mirtilo. O alimento ajuda a melhorar a performance dos atletas e a queimar gordura.

A informação foi extraída de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia e no Departamento de Cinesiologia e Gestão Esportiva da Universidade de Gonzago. O grupo identificou que comer uma xícara de mirtilo em sua forma natural ajuda o corpo a eliminar mais gordura durante o exercício físico.

Mirtilo aumenta a oxidação da gordura e assim a pessoa consegue se exercitar por mais tempo
Mirtilo aumenta a oxidação da gordura e assim a pessoa consegue se exercitar por mais tempo
Foto: Sanny11 / iStock

Além disso, essa ingestão contribui para que os músculos economizem seus suprimentos de glicogênio, que são fonte de energia do corpo. Com isso, o indivíduo consegue se exercitar por mais tempo com uma performance melhor.

Mirtilo queima gordura?

Como explica "Daily Mail", que teve acesso ao estudo publicado na revista "Nutrients", ao se exercitar, o corpo faz a oxidação da gordura. Enquanto a atividade vai ficando mais intensa, a taxa de oxidação da gordura diminui e não transfere a quantidade necessária de combustível. Isso faz com que o corpo recorra aos suprimentos de glicogênio, construídos a partir de carboidratos. A partir disso, os níveis de glicogênio vão caindo, o corpo cansa e a performance física é limitada.

É aí que o mirtilo age. Com seu conhecido poder antioxidante, os antocianinas, a fruta aumenta a oxidação da gordura, alterando esse processo de modo a garantir melhores performances.

Entenda o estudo

O portal britânico conta que os cientistas partiram da hipótese de que uma dose concentrada de mirtilo poderia impulsionar essa oxidação. Para checar, eles recrutaram 11 homens ciclistas, aplicaram um quiz sobre a saúde deles e os colocaram para fazer 40 minutos de ciclismo. Os pesquisadores recolheram amostras de sangue dos participantes a cada 10 minutos da atividade.

Na sequência, os atletas consumiram 25 gramas de mirtilo liofilizado diariamente durante 15 dias, totalizando 375 gramas de antocianina. Após esse período, eles repetiram os 40 minutos de ciclismo com o mesmo recolhimento de amostras de sangue.

O resultado indicou aumento de 19,7% na oxidação de gordura a cada 20 minutos de atividade física e 31,1% a cada 40 minutos. 

Outros ganhos: os atletas queimaram menos depósitos de glicogênio dependentes de carboidratos no período; e os níveis de lactato no sangue, que são um indicativo de fadiga, foram "significativamente reduzidos".

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade