Usar maquiagem todos os dias pode estragar a pele?
Dermatologista esclarece a principal dúvida de quem gosta de se maquiar no dia a dia
Se você costuma utilizar maquiagem no seu dia a dia, provavelmente, já ouviu falar que esses produtos podem prejudicar a saúde da pele ou que a base, o corretivo e o pó são itens que podem envelhecer o rosto. Mas, afinal, será que isso é verdade?
De acordo com a dermatologista Michele Monteiro, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não existe nenhum problema em utilizar maquiagem todos os dias se você tiver o hábito de retirá-la quando for dormir. "Usar maquiagem durante o dia não vai prejudicar a pele, o que prejudica é não removê-la à noite", explica a médica.
Caso a make não seja removida à noite, alguns problemas podem surgir e afetar a saúde da pele, como a acne.
"Não remover a maquiagem ou o protetor solar usado durante o dia pode causar obstrução dos poros, o que pode levar à irritação, eczema ou acne. Pelo fato de expor o rosto durante um dia inteiro à poeira e poluição, por exemplo, aumenta-se o envelhecimento da pele pelo estímulo de radicais livres, por isso é essencial limpá-la ao fim do dia", esclarece.
"A acne pode surgir no caso de uma maquiagem não adequada para o tipo de pele, produto vencidos ou que não tenha uma qualidade ideal", completa.
Ela também dá dicas para ajudar a escolher as maquiagens adequadas para cada tipo de pele.
"Existem as hipoalergênicas e específicas para cada tipo de pele. Quem tem oleosidade ou pele mista, por exemplo, deve dar preferência àquelas que possuem efeito mate, o que irá ajudar a mantê-la mais sequinha e auxiliar no controle da oleosidade durante o dia. Já as dermes mais secas, envelhecidas, ou com algumas ruguinhas, podem usar as enriquecidas com algum ativo, como o ácido hialurônico", indica.
Em relação aos produtos utilizados para retirar a maquiagem, a dermatologista enfatiza que existe uma ordem que deve ser seguida. "Primeiro usamos tônicos, seguido de hidratantes e antioxidantes", afirma.
"O ideal é aplicar o filtro solar ou alguma base que já tenha o fator de proteção. Vale lembrar que o protetor solar possui um fator de proteção muito maior do que uma base que também contenha filtro, por isso ele é o mais indicado", alerta a médica.