Vacina da dengue: governo amplia faixa etária que pode tomar doses perto de vencer; veja o que muda
Doses próximas do vencimento poderão ser aplicadas inicialmente em pessoas de 6 a 16 anos e, em último caso, no público de 4 a 59 anos
O Ministério da Saúde recomendou nesta quarta-feira, 17, que Estados e municípios ampliem o público-alvo da vacina contra dengue caso tenham doses a vencer até 30 de abril. Atualmente, a vacina é recomendada para o público de 10 a 14 anos, mas a pasta indica que caso haja risco de perda de vacina, as redes poderão aplicar doses em pessoas de 6 a 16 anos.
Segundo a nota técnica, a qual o Estadão teve acesso, caso a ampliação ainda não seja suficiente para dar conta do estoque de vacinas a vencer, os municípios poderão vacinar pessoas de 4 a 59 anos. Essa faixa etária está prevista na bula da vacina da dengue.
A pasta determina ainda que deve ser garantida a segunda dose para pessoas que forem imunizadas nesse contexto. No início da semana, o jornal "O Globo" noticiou que cerca de 145 mil doses de vacina da dengue estavam próximas do vencimento.
Estamos ampliando, de forma temporária, a faixa etária para as vacinas da dengue que vencem no dia 30 de abril nos municípios que estejam com risco de perdê-las. Em um primeiro momento, orientamos que elas sejam estendidas às crianças e jovens de 6 a 16 anos. (+) pic.twitter.com/x2I0OEXFC5
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) April 18, 2024
"Reforçamos que essa é uma estratégia temporária, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de abril de 2024?, diz a nota do ministério.
O ministério também orientou que os Estados façam remanejamento das doses próximas ao vencimento entre seus municípios.