Vacina da gripe pode reduzir o risco de ter um AVC, diz estudo
Pesquisadores espanhóis identificaram, no imunizante, um possível efeito benéfico para o sistema cardiovascular
Desde o início da pandemia de Covid-19, a importância da imunização contra doenças contagiosas ficou em grande evidência. Afinal, é notável que essa é a melhor maneira de combater ameaças dessa natureza. E, sendo assim, a vacina da gripe também deve receber a mesma atenção, já que o influenza sempre foi um dos vírus em maior circulação no planeta.
Tanto que, a aplicação da vacina da gripe, ao menos do Brasil, ocorre de maneira anual. E isso é fundamental para o controle da doença. Mas, de acordo com um estudo publicado recentemente, os benefícios dessa imunização podem ser ainda maiores.
A descoberta vem de uma pesquisa feita pela Universidade de Alcalá, em Madrid, e publicada recentemente na revista científica Neurology. Os estudiosos analisaram a saúde de mais de 75 mil pessoas e descobriram que, entre aqueles que tomaram a vacina da gripe, a chance de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) era12% menor.
"Esses resultados são mais uma razão para as pessoas tomarem a vacina anual contra a gripe. Especialmente se tiverem um risco aumentado de acidente vascular cerebral. Ser capaz de reduzir o risco de AVC com uma ação tão simples é muito convincente", disse Francisco J. de Abajo, pesquisador do estudo.