Vacinação contra a gripe é estendida a população em abrigos no RS
Estratégia visa imunizar população em abrigos contra influenza até o dia 20 de maio
Técnicos da Secretaria da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde, em conjunto com gestores municipais, estabeleceram estratégias para vacinar toda a população, a partir de seis meses de idade, que está abrigada, contra a influenza (gripe). A meta é imunizar todo esse grupo até o dia 20 de maio.
Segundo dados atualizados da Defesa Civil até 14 de maio, o Rio Grande do Sul abriga 76.580 pessoas em 103 municípios. Uma nota técnica do Ministério da Saúde irá orientar outras ações de vacinação contra hepatite A, tétano e raiva humana nas áreas afetadas pelas enchentes.
"Essa é uma ação direcionada aos abrigos, porém, temos municípios que já estão vacinando socorristas e voluntários", explica Eliese Denardi Cesar, chefe da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à SES.
Um levantamento está em andamento para determinar quais municípios necessitam de doses da vacina contra influenza, as quais serão distribuídas a partir do fluxo logístico da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).
Campanha de Vacinação
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em março no Rio Grande do Sul, focada nos grupos prioritários. No início de maio, a campanha foi ampliada para toda a população com as doses remanescentes, disponibilizando vacinas para indivíduos acima de seis meses de idade.
Até o momento, 38% do público prioritário, composto por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas vivendo em terras indígenas, foram vacinados no Estado. Mais de 1,8 milhão de doses já foram aplicadas neste ano contra a gripe.
Medidas de Prevenção
Ambientes fechados e aglomerados propiciam o surgimento de doenças infecciosas respiratórias. Portanto, é importante tomar medidas preventivas:
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar com um lenço de papel ou, na ausência deste, usar a dobra interna do cotovelo.
- Evitar tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos após contato com superfícies.
- Realizar a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel, deixando as mãos secarem naturalmente.
- Higienizar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro.