Vai pular Carnaval? Saiba como evitar cãibra e dores nas pernas
Passar longas horas em pé como é comum no Carnaval pode sobrecarregar os pés e a panturrilha, causando dores e cãibra
Estamos na época mais festiva do ano, o que inclui glitter, paetês, saltos altos e muito — muito — tempo em pé. O resultado, muitas vezes, é uma baita dor na perna, além da tão desconfortável cãibra. Felizmente, alguns exercícios e alimentos podem prevenir o quadro. Mas, antes, é preciso entender como o desconforto surge.
De acordo com Bruno Guimarães, nutricionista e personal na Premiere Training Gym, diversas razões podem levar à dor e à cãibra. "Entre as causas mais comuns estão o exercício físico intenso, desidratação, desequilíbrios eletrolíticos e deficiências nutricionais", diz o especialista.
Segundo ele, a compreensão do mecanismo exato da cãibra ainda está em desenvolvimento, mas acredita-se que ela pode surgir de uma disfunção na neuromodulação dos músculos, que leva a um estado hiperexcitável das terminações nervosas motoras, resultando em contrações musculares.
Exercícios para prevenir dores e cãibra no Carnaval
Para quem vai pular Carnaval, o especialista explica que normalmente os pés e as panturrilhas são as regiões com mais prejuízos. "Pensando nisso, alongamentos de toda a parte inferior do corpo são muito interessantes, principalmente as panturrilhas e músculos posteriores da coxa", destaca Bruno.
Porém, não é possível fortalecer os músculos do dia para a noite. Portanto, se o seu desejo for iniciar o programa de treinamento hoje, restam apenas os alongamentos - que já ajudam bastante.
Alimentos que podem ajudar
O nutricionista lembra que outro mecanismo associado à cãibra e dores nas pernas é a desidratação. Por isso, água, água de coco e isotônicos podem ajudar bastante na folia.
O profissional destaca ainda que, para evitar quadros de desconforto durante o Carnaval, é preciso ter uma alimentação rica em nutrientes como magnésio, potássio, cálcio e sódio. Portanto, Bruno recomenda alimentos como bananas, tâmaras, melão, melancia e espinafre.
"Para evitar a cãibra tem que estar preparado. Treinos regulares e uma alimentação saudável são boas pedidas para evitar esse grande desconforto", finaliza o especialista.