Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja hábito que pode aumentar imunidade das mulheres em apenas 15 min

Segundo estudo, atividade física moderada ajuda a aumentar a produção de células de defesa em mulheres

15 abr 2024 - 13h38
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Fazer exercícios durante ao menos 15 minutos por dia é o suficiente para aumentar a produção de células de defesa do corpo chamadas de NK (sigla para Natural Killer, em inglês), de acordo com um estudo com mulheres feito por pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos. 

As células NK são responsáveis por proteger o corpo de células estranhas, infectadas e até com câncer. Os agentes compõem uma parte vital do sistema imunológico. “Mobilizar mais destas células pode levar à proteção do corpo contra infecções, ao reduzir a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajudar a melhorar a resposta do corpo”, explicou a autora do estudo, Rebekah Hunt, segundo um comunicado da Sociedade Americana de Fisiologia (APS, em inglês). 

Metodologia

O estudo avaliou as respostas imunológicas de mulheres com idades variando entre 18 e 40 anos. As pacientes se exercitam durante 30 minutos em uma bicicleta ergométrica, a um ritmo moderado. 

O sangue das participantes foi colhido antes, aos 15 minutos, aos 30 minutos e depois dos exercícios. Os pesquisadores descobriram que o nível de células NK aumentou após 15 minutos de exercício, mas não alcançou necessariamente níveis mais altos na segunda marca. 

 "Os resultados sugerem uma relação direta com um relatório anterior sobre o efeito que a atividade física regular para limitar ou retardar o envelhecimento do sistema imunológico e pode explicar a redução da incidência de câncer entre pessoas fisicamente ativas ao longo da vida", diz o estudo.

A pesquisadora responsável afirmou que os resultados sugerem a importância de exercícios de intensidade moderada para pacientes que podem fazer exercícios com limitações, por causa de suas condições físicas "como idosos, pessoas sedentárias e pessoas com doenças crônicas como câncer ou doenças virais".

9 alimentos sem glúten para substituir o trigo 9 alimentos sem glúten para substituir o trigo

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade