Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vencedora do 'Quem quer ser um milionário?' revela diagnóstico de tumor e faz alerta

Jullie Dutra, de 39 anos, disse ter tumor de Schwannoma; especialista explica condição e quais sintomas devem ser observados

19 jul 2024 - 19h01
(atualizado às 19h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Vencedora do 'Quem quer ser um milionário?' revela diagnóstico de tumor e faz alerta
Vencedora do 'Quem quer ser um milionário?' revela diagnóstico de tumor e faz alerta
Foto: Reprodução/Instagram

A primeira ganhadora do prêmio máximo do quadro Quem quer ser um milionário?’, do Domingão com Huck, Jullie Dutra, de 39 anos, usou as redes sociais para fazer um alerta sobre saúde. Neste mês ocorre o Julho Verde, campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, e a jornalista aproveitou a oportunidade para falar da sua experiência com um tipo raríssimo de tumor chamado Schwannoma. 

Em um vídeo publicado na quinta-feira, 18, ela conta que recebeu o diagnóstico em 2020 e passou por cirurgia quando ainda estava grávida. 

“Descobri um tumor raríssimo, que, na literatura médica, representa 0,07% a 0,36% dos tumores intracranianos de face. O nome dele: tumor de Schwannoma, localizado na saída do forame mentoniano. Como estava grávida [Jullie é mãe de Maria Helena, de 4 anos] e vivíamos uma pandemia, adiamos a cirurgia e ficamos acompanhando, aliás eu até hoje acompanho ele”, contou. 

Com a cirurgia, fez uma biópsia e descobriu que era benigno, porém, o tumor comprometeu a sensibilidade de 1/3 do lábio inferior e, por isso, a jornalista continua em observação. “Já ano passado, em uma consulta de rotina, descobri um nódulo de classificação 4, na minha tireoide, em que venho, desde então, a cada quatro meses, também, acompanhando com rigor", detalhou Jullie. 

Ela esclareceu que está bem de saúde e que o vídeo era, na verdade, um alerta sobre a importância de fazer exames regularmente e de ter o acompanhamento com um médico especialista. “O diagnóstico precoce e o acompanhamento preventivo, como no meu caso, salva vidas! Eu apoio as ações do Julho Verde e visto essa causa! Por sinal, semana que vem, estarei repetindo, novamente, minha bateria de exames! Já deu certo!", concluiu. 

O que é o tumor de Schwannoma? Quais são os sintomas?

De acordo com o médico neurocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Feres Chaddad, é um tumor das células de Schwann e, em maioria, são benignos. 

“O schwannoma, também chamado de neurinoma, é um tumor das chamadas células de Schwann. Estas células revestem os nervos periféricos do organismo e produzem a bainha de mielina, substância lipoproteica que recobre os axônios dos neurônios do sistema nervoso periférico. Portanto, os schwannomas são tumores do sistema nervoso periférico (nervos) e podem ocorrer em diversas partes do corpo: cabeça, pescoço, tronco e extremidades. Estes tumores geralmente são de crescimento lento e a maioria é de benigna”, explica o especialista. 

Ainda segundo Chaddad, os sintomas podem variar de acordo com o nervo acometido, por este motivo, é necessário ficar atento aos seguintes sinais:

  • Nervo vestibular: surdez progressiva do lado afetado, tontura, zumbido, perda de equilíbrio, paralisia facial.
  • Nervo trigêmeo: dor facial intensa cujo gatilho pode ser falar, comer, beber ou escovar os dentes, dormência em um dos três terço da face (a depender do ramo afetado), dormência na língua, dificuldade de mastigação.
  • No canal espinhal: qualquer nível da coluna pode ser afetado, desde o cervical até o lombossacro. Pode haver, assin, fraqueza dos braços e/ou pernas, alteração de sensibilidade no tronco e nos membros, dificuldade de controlar os esfíncteres, alteração na deglutição. 
  • Nervos fora do canal espinhal: alterações motoras e sensitivas do membro afetado. 
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade