Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Verão e a Medicina Chinesa: saiba como lidar com as emoções excessivas

Entenda a conexão entre Verão e Medicina Chinesa e explorar como a energia da estação atua nas nossas emoções, saúde e equilíbrio interior

10 jan 2024 - 09h51
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários
verão medicina chinesa
verão medicina chinesa
Foto: Ethan Robertson / Unsplash / Personare

Verão, aquela época em que o forte calor desperta felicidade, nos deixa mais abertos, com vontade de festejar, de sair, de viver plenamente. Assim, também aprendemos que o Verão, pela Medicina Chinesa, é um aspecto energético onde temos uma grande energia de desabrochar, nascimento e expansão. 

Recorremos à Medicina Chinesa nesse Verão para tentar nos ajustarmos aos movimentos de energia, em especial aos excessos comuns da época.

Verão pela Medicina Chinesa: o que é, como é, e o que acontece?

Pela Medicina Chinesa, Verão é a plenitude da vida, gerando um calor que foi produzido pelo céu aquecendo a terra. O calor é o elemento Fogo.

Fogo é uma energia de natureza Yang, criando a pulsação e fluindo dentro do corpo, ligado ao Coração e gera calor também nas vísceras, no caso, o Intestino Delgado. 

Um sol gigantesco e cheio de raios energéticos nos movendo em direção à felicidade, ao bem-estar, ao bom humor e ao desejo de estar ao ar livre. Isso significa expansão, crescimento, maturação, abundância e florescimento.

Transições entre as estações

A Medicina Chinesa nos apresenta a relação fisiológica entre a natureza e o ser humano, através da mudança exterior que reverbera em nosso interior. 

Existe uma forte relação entre as estações, cada uma com sua especificidade climática e energética, que nos afeta. Sendo assim, a Primavera chega em fase de mudança, dinamismo, crescimento e início de expansão. 

A natureza se renova e se revela com folhas e flores; deixamos o recolhimento e iniciamos uma profunda expansão. Enquanto isso, o Verão, pela Medicina Chinesa, se apresenta como a plenitude de tudo ainda contido na Primavera, com muita luz, calor, vitalidade, expansão, comunicação e relações. 

É o ápice do grande potencial das energias, nos convidando a fazer as devidas mudanças e movimentos em nós.

As Emoções e o Equilíbrio no Verão

A energia do Fogo favorece e alimenta nossa criatividade, o que nos estimula a expressar nossa capacidade interior, sentimentos e desejos, tornando-os realidade. Isso é expansão. 

No entanto, na nossa época atual, estamos vivendo algo incomum: uma Primavera muito quente seguida de um Verão fervente, escaldante e sufocante. Este ano, houve uma forte inclinação para lidar com questões de raiva e ressentimento. 

Devido ao calor excepcional, gerou-se um ciclo intenso de euforia e impulsividade, algo esperado para o Verão. Assim, para os dias atuais, torna-se necessário um esforço e atenção maiores para lidar com as questões decorrentes dessa disfunção, onde os aspectos das estações se antecipam ou se tornam excessivos. 

O equilíbrio é o principal objetivo; portanto, economizar e não exceder o gasto energético neste período são importantes. Atividades extenuantes estão fora de cogitação, pois no calor gastamos a energia chamada Yin de Rim, Energia Vital, que na Medicina Chinesa é considerada como aceleradora do processo de envelhecimento.

Dicas para experimentar todos os benefícios do Verão

Quanto mais cuidarmos do calor interno e de todas as emoções que possam estar distorcidas, melhor será para nos adaptarmos ao calor externo que nos afeta diretamente. Seguem aqui 5 dicas para você passar por esse desafio de maneira mais adequada:

  1. Faça alguma prática terapêutica de equilíbrio energético, como Acupuntura, Fitoterapia, Reiki, Pranic Healing, entre outros.
  2. Alimentação: faça reserva de Yin comendo sementes como gergelim preto e caroço de abóbora. Assim, você mantém o equilíbrio com a energia Yang, que predomina nesta época. Os alimentos mais indicados são os frescos, que ajudam a acalmar a sede e refrescar nossos corpos, mas não muito frios.
  3. Pratique exercícios físicos sem muita intensidade. Com muitas horas de luz do dia, devemos aproveitar para nos divertir e socializar. Interagir, fluir e expandir a forte energia gerada internamente. Cuidado com os excessos.
  4. Evite exageros na atividade sexual.
  5. Consuma alimentos mornos: mesmo no calor, pois isso ajuda no equilíbrio energético. Contudo, refresque seu corpo com sucos em temperatura ambiente ou no máximo frescos, evitando o gelado, que refresca na hora, mas aumenta ainda mais o calor depois.
  6. Faça uso de chás, como hortelã, gengibre, goji berry e gergelim preto, que são boas opções.

Excesso do elemento Fogo: cuidado!

A alegria é a principal emoção do Verão segundo a Medicina Chinesa, sendo a principal emoção associada ao Coração. Desordens nesse sentido estão também relacionadas ao coração, com excessos e privações de prazeres, questões que afetam os processos de Fogo. 

Neste Verão com temperaturas ainda mais altas após uma Primavera atípica e extremamente quente, surgem os desafios de lidar com os ajustes emocionais, que estarão à flor da pele. Estamos propensos a ter explosões de raiva, irritabilidade e dificuldade na administração emocional. 

Os sintomas percebidos incluem: hiperexcitação, mau humor, euforia, dificuldade em falar e ouvir, profunda lamentação, amargura, ansiedade, frieza, má circulação, confusão mental, instabilidade emocional, insônia e luto prolongado em relação às perdas naturais da vida, afetando o equilíbrio do Coração e prejudicando os sentimentos positivos e a alegria.

Verão e Medicina Chinesa: equilíbrio consciente

O Verão é um bom momento para que nosso corpo, mente e espírito se desenvolvam de forma integrada. A comunicação com o mundo exterior propicia maior harmonia com a natureza. Sabemos que nem sempre é simples e fácil e mesmo nos esforçando ainda precisamos de uma ajudinha.

  • Algumas sessões de Acupuntura e Reiki vão te auxiliar a atravessar esse processo, mas não apenas atravessar como também te preparar para as novas etapas de mudanças de estações com as elaborações de cada um deles.
  • As Terapias Integrativas visam alinhar e melhorar o seu equilíbrio energético trazendo harmonia interior que refletirá nos seus aspectos físico, emocional e mental.

O post Verão e a Medicina Chinesa: saiba como lidar com as emoções excessivas apareceu primeiro em Personare.

Eric Flor (eriflorfrancisco@gmail.com)

- Eric Flor é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos online e presenciais em João Pessoa com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing (Cura Prânica) na promoção de saúde em todos níveis, equilíbrio e bem-estar.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade