Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veterinário assume cargo estratégico na Saúde para discussões sobre vacina da covid-19

Nomeação do médico veterinário Laurício Monteiro Cruz para o cargo de diretor de Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 31

31 ago 2020 - 12h14
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - No momento em que se discute estratégia de vacinação contra a covid-19, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, nomeou o médico veterinário Laurício Monteiro Cruz, ao cargo de diretor de Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis. Mestre em saúde animal pela Universidade de Brasília (UNB), Cruz atuava como responsável técnicos dos reservatórios da leishmaniose no Distrito Federal (DF).

A nomeação foi publicada nesta segunda-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU). Cruz ocupará o cargo de Marcelo Wada, servidor de carreira do ministério que respondia interinamente pelo departamento.

Veterinário assume cargo estratégico na Saúde para discussões sobre vacina da covid-19
Veterinário assume cargo estratégico na Saúde para discussões sobre vacina da covid-19
Foto: Jefferson Rudy/Agencia Senado / Estadão

O departamento que o veterinário assume está dentro da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde (SVS), pasta responsável por traçar a estratégia de controle e prevenção de doenças transmissíveis. Um dos principais temas em debate na SVS e no departamento é a vacinação contra a covid-19.

Procurado, o ministério disse que Cruz tem experiência na área de vigilância ambiental, epidemiológica e de doenças emergentes. "É servidor de carreira do Governo do Distrito Federal, ocupando importantes cargos de gestão na Secretária de Saúde do DF, incluindo a diretoria de Vigilância Ambiental e a subsecretaria de Vigilância em Saúde, onde atuou como subsecretário substituto. Áreas que respondem, entre outros temas, pelo controle epidemiológico de doenças transmissíveis como dengue, febre amarela e leishmanioses, bem como pela gestão do programa de vacinação e pela vigilância epidemiológica da Covid-19, no âmbito do DF."

A Saúde disse ainda que a experiência de Cruz motivou a sua indicação ao ministério. "É importante destacar que o médico veterinário tem um papel relevante na prevenção de doenças transmissíveis que estão diretamente ligadas à saúde humana."

Cruz também presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMVDF). O cargo que ele ocupará tem salário de R$ 13.623,39.

Ex-secretário nacional de Vigilância Sanitária, Wanderson Oliveira, afirmou disse ser "lamentável" o "desmonte" da pasta. "Nada contra os veterinários, mas essa pessoa que colocaram para coordenar o Programa Nacional de Imunização é um veterinário sem experiência com imunização", afirmou.

No ministério, Cruz terá papel decisivo em discussões sobre o público que será priorizado em campanha de imunização contra a covid-19. A pasta tem sinalizado que adotará critérios semelhantes ao da vacinação para H1N1, com maior atenção para idosos e grupos de risco.

A Saúde aposta na vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica britânica AstraZeneca para imunizar contra o novo coronavírus. O governo federal liberou R$ 2 bilhões para a Fiocruz receber, processar e distribuir 100 milhões de doses da vacina.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade