97% dos casos de hérnia de disco podem ser tratados sem cirurgia
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, revelam que mais de 5,4 milhões de brasileiros convivem diariamente com hérnias de disco. E o que nem todo mundo sabe é que em até 97% dos casos dessa doença, é possível recorrer a um tratamento especializado e não cirúrgico, por meio de fisioterapia e cuidados individualizados.
Considerada como uma condição multifatorial, existem várias causas para o surgimento da hérnia. Segundo André Pêgas, fisioterapeuta responsável pela rede de clínicas Doutor Hérnia, algumas delas podem ser ergonômicas, como ficar com uma postura inadequada enquanto está sentado, deitar-se frequentemente em sofás ao invés de camas, ficar de pé por longos períodos, entre outros trejeitos.
“Há também fatores genéticos que influenciam, uma vez que algumas pessoas possuem discos vertebrais mais frágeis e suscetíveis do que outras”, afirma.
Outros motivos relacionados podem incluir a pouca ingestão de água ao decorrer do dia, o excesso de alimentos inflamatórios na dieta e o nível elevado de estresse, que tornam o processo de cicatrização do organismo mais lento.