Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Saúde

Como diferenciar se é Alzheimer ou apenas traços do envelhecimento?

11 out 2024 - 06h40
Compartilhar

Diversas campanhas são realizadas em todo o mundo para educar o público sobre os sintomas do Alzheimer, a importância do diagnóstico precoce e as formas de apoio disponíveis para os pacientes e suas famílias. Embora a Doença de Alzheimer seja frequentemente associada ao envelhecimento, ela não é apenas uma consequência natural da idade. 

Há 55 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença no mundo e aparecem cerca de 10 milhões de novos casos todo ano. Entretanto, o estigma e a falta de compreensão sobre a doença podem atrasar o diagnóstico e o tratamento, agravando os sintomas dos pacientes. Muitas vezes, associamos pequenas falhas de memória ou esquecimentos no dia a dia como 'parte natural do envelhecimento' – o que pode ser o caso, já que existem transformações cognitivas do envelhecimento que são normais. Todavia, quando esses lapsos de memória começam a causar a sensação de prejuízo ou de desvantagem, atrapalhando a rotina, é possível que eles representem indícios de Alzheimer.

É importante estar atento, pois embora a idade seja um dos fatores de risco da Doença de Alzheimer, ela não afeta com exclusividade os idosos. Há estudos que relatam que a ‘demência de início jovem’, em que os primeiros sintomas aparecem antes dos 65 anos, é responsável por até 9% dos casos. 

Assista ao vídeo com o comentário de Victor Calil, neurologista, especialista em neurologia cognitiva e membro do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade