É possível sim emagrecer durante a menopausa
A menopausa é uma fase importante e marcada pelo final da menstruação, pode ocorrer entre os 45 a 55 anos, e desencadear vários problema. Um deles é o ganho de peso.
De acordo com uma pesquisa publicada em fevereiro deste ano, chamada Weight Gain in Midlife Women (Ganho de peso em mulheres de meia-idade), as mulheres de meia-idade vivenciam mudanças relacionadas ao envelhecimento, menopausa e estilo de vida que favorecem o ganho de peso.
Renato Lobo, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia e pós-graduado em Medicina Esportiva, revela que os hormônios têm um papel fundamental quando se trata de emagrecimento.
“A menopausa é caracterizada pela diminuição de alguns hormônios, como a desidroepiandrosterona (DHEA), precursora do estrogênio e da progesterona, e a testosterona. Eles ajudam a estimular o metabolismo. E quando estão desequilibrados, se torna mais difícil queimar calorias e ter ânimo para fazer atividade física”, esclarece o especialista.