Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Saúde

O estresse realmente deixa os cabelos brancos mais rapidamente?

12 ago 2024 - 16h07
Compartilhar

É bem sabido que o estresse afeta a nossa saúde física e mental, mas será que também tem alguma coisa a ver com o envelhecimento prematuro? Toda vez que é feita uma associação entre estresse e algum sintoma físico, as pessoas ficam preocupadas achando que o estresse momentâneo, uma reação normal dos seres humanos, pode ter efeitos agudos sérios. 

“O problema é representado pelas constantes descargas de cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea. Uma pessoa que sofre com estresse recorrente tem mais riscos de ser afetado por esses sintomas físicos, que podem incluir envelhecimento da pele e, também, a mudança repentina na cor do cabelo, fazendo com que mais fios fiquem grisalhos”, explica Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

“De forma geral, temos duas causas principais para a canície (branqueamento dos fios): a parada de produção de melanina (o pigmento que dá a cor para os cabelos) pelas células responsáveis por produzi-lo (melanócitos); e a falha na transferência do pigmento produzido para dentro do fio do cabelo, o que ocorre pelos danos às células pelo estresse oxidativo”, completa a médica.

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade