Vitamina B afasta o mosquito da dengue? Mitos e verdades sobre repelentes
Fique atento: própolis, alho e inhame entram na lista dos mitos de soluções naturais para repelir o mosquito
Com o aumento das preocupações em relação às formas de prevenção e combate à dengue, muitas pessoas estão buscando alternativas naturais para afastar os mosquitos Aedes aegypti. Entre essas alternativas, a vitamina B, própolis, alho e até o inhame têm sido destacados como potenciais repelentes naturais.
O Terra conversou com Vitor Dominato, nutrólogo do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), para saber se esses suplementos e substâncias realmente funcionam para afastar os insetos ou se são apenas mitos.
Vitamina B afasta o mosquito da dengue?
Mito. Essa ideia surgiu da suposição de que tomar vitaminas do complexo B pode afastar os mosquitos transmissores da doença. Porém, não temos estudos que comprovem cientificamente essa teoria.
O própolis pode ser um aliado no combate a dengue?
Mito. Não há fundamentação científica sobre qualquer eficácia do própolis contra a dengue, como já esclarecido pela Fiocruz.
O inhame é considerado um repelente natural contra o mosquito?
Mito. O inhame é rico em vitamina B e traz muitos benefícios para a saúde, mas não há eficácia comprovada contra a dengue.
Quais outros repelentes naturais difundidos pela sociedade são mitos?
Velas de citronela: Amplamente divulgadas como repelentes de mosquito, mas, a efetividade é limitada em contextos residenciais e apenas durante o uso.
Alho: Ingerir importantes quantidades de alho e couve teria ação repelente, porém também não temos comprovação científica sobre isso.
O profissional ainda destaca a importância das pessoas usarem repelentes aprovados pela Anvisa, que têm ação comprovada contra o mosquito que transmite a dengue.