Yoga para gestantes: 5 posturas que melhoram equilíbrio, azia e mais
A prática da yoga para gestantes pode ajudar a minimizar alguns incômodos típicos desse período. Veja quais posturas são indicadas!
A yoga para gestantes pode ser uma grande aliada para diminuir os desconfortos causados durante ao longo da gravidez.
De acordo com a educadora perinatal, instrutora de yoga e doula Susana Moscardini, além de aliviarem esses incômodos, os asanas - ou seja, as posições - também melhoram a postura e o equilíbrio ao novo eixo do corpo, melhoram a azia e contribuem para o aprofundamento da respiração, trazendo mais oxigenação tanto para mãe como para o feto.
Sendo assim, a profissional indica cinco posturas de yoga que gestantes podem fazer em casa:
5 posturas de yoga para gestantes
Postura fácil
Sente-se com as pernas dobradas e coluna alinhada. Coloque as mãos na barriga ou uma na barriga e a outra no tórax e se conecte com o seu bebê. Respire de maneira profunda e livremente. Você pode permanecer na posição durante 3 a 5 respirações.
Postura da felicidade
Continue sentada e agora junte as plantas dos pés. Lembre-se de manter a coluna alinhada. Apoie as mãos nos joelhos e respire profundamente. Você pode permanecer na posição durante 3 a 5 respirações.
Postura do diamante
Agora, sente-se sobre os calcanhares, mantenha sua coluna alinhada confortavelmente, mãos em gesto de prece na altura do peito. Respire profundamente. Você pode permanecer na posição durante 3 a 5 respirações.
Postura da montanha
De pé e com os pés paralelos, mantenha braços ao longo do corpo. Palmas viradas para cima ou para baixo. Foque seu olhar em um ponto fixo no horizonte para manter o equilíbrio. Visualize a força da montanha. Respire profundamente. Você pode permanecer na posição durante 3 a 5 respirações.
Postura da árvore
Ainda de pé, foque seu olhar em um ponto fixo para manter o equilíbrio. Suba um dos pés até a altura da canela. Respire profundamente. Você pode permanecer na posição durante 3 a 5 respirações.
Cuidados ao praticar yoga na gestação
Susana ressalta que, antes de realizar qualquer exercício, é importante ter a liberação do médico obstetra, incluindo até mesmo a yoga.
Ao praticar, é recomendado escolher um horário tranquilo do dia, no qual seja possível separar cerca de 20 a 30 minutos para realizar as posturas com calma e vestindo roupas confortáveis.