Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Scalp care: cuidados com o couro cabeludo também são importantes

Existem muitos produtos e tratamentos para os fios, mas o couro cabeludo também merece atenção! Veja dicas de scalp care

25 out 2024 - 14h02
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Condicionador, máscara, leave-in, creme de pentear, ampola de tratamento… são produtos para os fios de cabelo que não acabam mais, não é mesmo? Por outro lado, o couro cabeludo praticamente só recebe o shampoo para a sua limpeza, e muitas vezes isso nem ocorre todos os dias. Porém, essa área esquecida também é importante e merece cuidados.

Entenda o que é scalp care e veja dicas de especialistas
Entenda o que é scalp care e veja dicas de especialistas
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"As pessoas só lembram do couro cabeludo quando notam sinais como caspa, coceira ou queda de cabelo. Existem muitos fatores que contribuem para um couro cabeludo saudável é preciso mais atenção a essa pele, pois uma má saúde dela pode causar problemas nos fios e a na própria pele", explica a Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

É justamente para evitar esses problemas que existe o scalp care, ou seja, os cuidados e produtos para o couro cabeludo. No entanto, é preciso tomar cuidado com quais produtos usar nesse momento, uma vez que é preciso que suas fórmulas sejam adequadas para o couro cabeludo.

"A eficácia da absorção de ativos pode depender do tipo de produto, de sua formulação e de fatores individuais, como a saúde da pele e do couro cabeludo de uma pessoa. Por isso cada vez mais existe a necessidade de utilizar produtos altamente biodisponíveis e que contam com tecnologias de ponta em sua fabricação", explica a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gerente técnica da Biotec Dermocosméticos.

A seguir, entenda melhor os sinais de problemas no couro cabeludo e como começar o seu scalp care:

Problemas no couro cabeludo

Os maiores sinais de que há algo errado com seu couro cabeludo são:

  • Pele seca e com coceira: Quando isso ocorre, segundo a Dra. Lilian, a pele fica com irritação e descamação, na forma de flocos brancos. "Isso pode ser causado por qualquer coisa, desde situações climáticas extremas ou uma reação alérgica ou dermatite de contato causada por produtos que você está usando (como shampoo, condicionador, gel ou spray de cabelo)", diz a médica.
  • Caspa: Diferente do couro cabeludo seco, a caspa é caracterizada por células da pele de tonalidade branca ou amarelada. Isso acontece quando o couro cabeludo produz muito óleo, o que faz com que um excesso de células da pele se acumule e depois se desprenda. Segundo a Dra. Lilian, a caspa pode ser causada por vários fatores, incluindo: excesso de um fungo chamado malassezia; não lavar o cabelo com frequência suficiente; hormônios; estresse; lavar o cabelo com água quente; e mudanças de temperatura.
  • Excesso de oleosidade e acúmulo de produto: Quando o couro cabeludo não é higienizado adequadamente, o acúmulo de produto começa a ocorrer ao redor dos folículos capilares. "Isso pode acontecer devido ao uso excessivo de produtos para o cabelo e para o couro cabeludo. É importante limpar adequadamente o couro cabeludo para que esse acúmulo não cause obstrução dos folículos capilares", explica.
  • Falhas e queda capilar: Se você está percebendo queda de cabelo, é fundamental procurar um médico para identificar a raiz do problema. "A queda de cabelo ocorre por muitos fatores diferentes, incluindo: genética, mudanças hormonais ou na dieta, medicamentos, doenças temporárias e até estresse", comenta.

Dicas de scalp care

Segundo a farmacêutica, uma das coisas mais importantes no scalp care é hidratar o couro cabeludo, ainda mais se ele for seco. A especialista explica que isso tem muitos benefícios, como promover o crescimento capilar, minimizar a caspa, reduzir a irritação e equilibrar a oleosidade.

Ademais, a Dra. Lilian Brasileiro explica que os cuidados com o couro cabeludo não se resumem à aplicação de produtos. "Por exemplo, ter uma alimentação saudável, com um bom aporte de micronutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, é importante para nutrir essa região", diz a médica.

Outros cuidados incluem:

  • Tomar cuidado com a umidade: Dormir com o cabelo molhado ou lavar excessivamente o cabelo pode predispor problemas como a caspa. "Tente, sempre que lavar o cabelo, secá-lo, pois a secagem natural demora, podendo levar até 24 horas. E essa umidade prolongada é o ambiente ideal para a proliferação de fungos, como o causador da caspa", diz.
  • Cuidado com o sol: A radiação solar pode afetar o couro cabeludo, causando vermelhidão, queimaduras, manchas, textura áspera e até câncer de pele, segundo a Dra. Lilian. "Se você planeja ficar exposto ao sol por um longo período de tempo, use chapéu ou protetor solar para proteger o couro cabeludo", destaca.
  • Utilize substâncias hidratantes: "Indicamos o uso do ativo Hyaxel, um ácido hialurônico de baixo peso molecular vetorizado pela molécula do silanol. Ele apresenta alta biodisponibilidade e diminui os efeitos nocivos do cortisol na pele e couro cabeludo", explica Maria Eugênia. Outra molécula que pode ajudar a saúde do couro cabeludo é Hydra.Sil.
Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade