Se a questão é se vale a pena parar de fumar quando você já faz isso a vida toda, a ciência tem boas notícias
Nunca é tarde demais para abandonar o tabagismo e agora existem dados que comprovam isso.
Fumar faz mal à saúde (e isso não é novidade para ninguém). Esse hábito pode causar uma série de malefícios, afetando a sua produtividade e até mesmo o bem-estar das pessoas ao seu redor. Por isso, há muito tempo os esforços têm se concentrado em reduzir o número de pessoas que pensam em começar a fumar. No entanto, para os fumantes que têm grande dificuldade em parar, um estudo traz boas notícias quanto a isso.
Uma nova pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan descobriu algo relevante sobre as pessoas que permaneceram com o hábito de fumar por décadas. A conclusão foi clara: você pode viver mais, independentemente da idade em que parar de fumar. Em outras palavras, nunca é tarde demais para largar o cigarro, seja aos 20 ou aos 75 anos.
Como o fumo afeta a expectativa de vida ao longo dos anos
A ideia que norteou a equipe de pesquisa foi desmistificar muitas das campanhas e abordagens dos últimos anos. A associação do tabagismo, por exemplo, com o câncer e suas variantes, ou com doenças cardíacas e pulmonares, fez com que os responsáveis pela conscientização focassem em um público relativamente jovem.
A chave, como eles apontam, está na frase tão repetida: "antes que seja tarde demais". Mas, considerando o foco do estudo, será que realmente existe um momento em que é tarde demais para parar de fumar?
...
Veja também
Tabagismo: o que é, causas e como parar de fumar
Maio Vermelho discute sobre câncer de boca, o 10º mais comum entre homens
Aumento de casos de Doenças Inflamatórias Intestinais é foco de combate no Maio Roxo