Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se ama alguém, deixe-o livre: você sabe interpretar este ditado?

Como tomar a decisão de deixar alguém ir e superar relacionamentos perdidos de forma saudável

2 out 2024 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários
Usar ditados antigos como solução pode levar a interpretações errôneas e decisões irracionais
Usar ditados antigos como solução pode levar a interpretações errôneas e decisões irracionais
Foto: iStock / Jairo Bouer

Diz o ditado: "Se você ama algo, deixe-o livre. Se voltar, é seu. Se não, nunca foi para ser". Embora muitas pessoas atribuam erroneamente a citação a Richard Bach, não há evidências de que ele a tenha dito, e a fonte permanece desconhecida. Este ditado bem conhecido nos lembra de não nos apegarmos a alguém com muita força e de dar a nós mesmos, e aos outros, liberdade. Também pode significar deixar ir e deixar o destino decidir se essa pessoa deve estar em nossa vida.

Embora o conselho possa funcionar bem para você, usar ditados antigos como solução pode levar a interpretações errôneas e decisões irracionais. Reservar um tempo para considerar por que você pode querer terminar um relacionamento com alguém de quem gosta ajudará você a tomar a decisão com compaixão.

Quando considerar deixar alguém ir

Psicólogos explicam que deixar alguém ir pode ser uma forma de amor ou evitação, dependendo das intenções. De uma perspectiva, libertar uma pessoa pode ser visto como um ato altruísta que permite que ela encontre alegria e se desenvolva. Essa perspectiva ressalta a importância do amor e da consideração em qualquer parceria em que o cuidado com o bem-estar um do outro seja central. Alternativamente, por outro lado, tal ação também pode resultar do desejo de se livrar de emoções ou deveres desagradáveis, ocultando assim a fuga sob a desculpa do altruísmo.

Por exemplo, pesquisas mostram que ser sociável e ter amigos pode contribuir para a satisfação com a vida. Se o tempo que você passa com alguém é frequentemente negativo, isso pode levar a ressentimentos, o que pode impactar negativamente seu relacionamento. Você pode considerar deixar a pessoa ir para evitar emoções desconfortáveis. No entanto, confrontar diretamente os problemas com uma comunicação honesta pode ajudar a proteger seu bem-estar e consertar seu relacionamento.

Outros motivos pelos quais você pode considerar deixar alguém ir podem incluir:

-Problemas com a comunicação: desafios com a comunicação eficaz do que você deseja e espera podem levar a mal-entendidos, o que pode afetar a maneira como você aborda os problemas em seu relacionamento.

-Diminuição da felicidade: uma revisão de 2019, de pesquisas existentes, indica que a qualidade de seus relacionamentos pode impactar seu bem-estar. Se seus relacionamentos não contribuem mais para sua felicidade, pode ser saudável deixar a outra pessoa ir.

-Dinâmica de relacionamento doentia: um relacionamento doente pode carecer de conforto, respeito e confiança. Se a outra pessoa exibir comportamentos abusivos, considere buscar apoio para melhorar seu bem-estar e sensação de segurança.

-Falta de crescimento: deixar ir pode permitir que ambos os indivíduos tenham tempo para trabalhar em si mesmos, se curar ou encontrar clareza. Você pode usar esse tempo para se reconectar e construir um relacionamento saudável consigo mesmo.

As pessoas voltam quando você as deixa ir?

Libertar alguém pode ser um ato de altruísmo e amor, permitindo que ambas as partes cresçam e evoluam, potencialmente percebendo que o relacionamento não era certo para elas naquele momento. Deixar alguém ir pode significar perdê-lo para sempre. Se você gasta muito tempo pensando em uma reconexão, corre o risco de prolongar sua jornada de cura.

Se você só quer terminar um relacionamento para ver se a pessoa irá voltar, isso pode sair pela culatra e fazer mais mal do que bem. Você pode perdê-la para sempre, ou pode levar a um ciclo tóxico onde duas pessoas repetidamente se afastam uma da outra e voltam a ficar juntas apenas para enfrentar os mesmos problemas de antes.

Você deve deixá-lo voltar?

Deixar alguém voltar depois de tê-lo deixado ir pode não ser um sinal do universo de que você deve tê-lo em sua vida. A ideia de que "se ele voltar, era para ser" também pode ser enganosa ou até prejudicial, especialmente se fomentar uma falsa sensação de esperança ou impedir alguém de seguir em frente com sua vida. Considere se a pessoa mudou e está trabalhando para resolver os conflitos. Cuidado com a finalidade que ocorre quando alguém o manipula para deixá-lo voltar para sua vida, fazendo você pensar que ele mudou, apenas para descobrir que tudo está igual.

Como lidar com o processo de deixar ir

Deixar alguém ir não é fácil, e você precisará de tempo para lidar quando isso acontecer. Encontrar maneiras saudáveis de lidar pode fazer toda a diferença na superação de relacionamentos perdidos, sejam eles platônicos, familiares ou românticos. Algumas das maneiras de lidar incluem:

  • dar a si mesmo tempo para lamentar,
  • cuidar de si mesmo,
  • recorrer ao seu sistema de apoio,
  • envolver-se em atividades significativas,
  • fazer terapia.

Fonte: Psych Central

Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade