Se você apresenta esses 5 problemas sociais, significa que foi criado por pais perfeccionistas
Pais perfeccionistas podem impactar sua autoestima e habilidades sociais. Descubra os desafios e como superá-los na vida adulta.
Se seus pais eram do tipo que sempre exigiam o melhor de você - notas impecáveis, comportamento exemplar e até a cama perfeitamente arrumada -, é possível que esse perfeccionismo tenha deixado algumas marcas. E não estamos falando apenas de hábitos ou manias, mas também de desafios sociais que podem surgir ao longo da vida.
Pais perfeccionistas, com suas altas expectativas e padrões rigorosos, podem impactar significativamente as habilidades sociais dos filhos. Se você se identificou, vamos explorar os sinais mais comuns de quem cresceu sob esse tipo de influência e como isso pode afetar suas interações no dia a dia.
Leia mais: Cinco sinais de que você ainda guarda rancor de seus pais sem perceber
5 problemas sociais de quem foi criado por pais perfeccionistas
Crescer em um ambiente marcado pelo perfeccionismo pode deixar marcas mais profundas do que se imagina. "O perfeccionismo é um traço de personalidade em que a pessoa tem um alto nível de autoexigência e autocobrança para atingir a perfeição em tudo, inclusive nos sentimentos", explica Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo-comportamental.
Para crianças criadas por pais perfeccionistas, isso pode se traduzir em padrões irrealistas e uma sensação constante de que nunca são boas o suficiente. Se você tem dificuldade em se relacionar ou vive se cobrando em excesso, isso pode ser reflexo desse tipo de criação. Confira alguns problemas sociais que podem surgir:
1. Autocrítica exagerada e dificuldade em aceitar elogios
...
Veja também
Se você apresenta esses 5 problemas sociais, significa que foi criado por pais perfeccionistas
A chave para tirar as metas do papel está no equilíbrio desses 3 fatores
Pessoas que foram criadas perto dos avós tendem a apresentar esses 8 comportamentos
Três truques para dizer "não" no trabalho que você também pode usar em seus relacionamentos