Se você conhece alguém que trata mal garçons e atendentes, a psicologia tem um recado para eles
Essas atitudes podem revelar traços de personalidade de uma pessoa. Mas é possível mudar esse comportamento!
Sabe aquela pessoa que é sempre simpática com você, mas parece mudar de comportamento quando fala com garçons ou atendentes? Essa atitude pode revelar mais do que parece.
Na correria do dia a dia, às vezes deixamos passar condutas que falam muito sobre o caráter de uma pessoa. Mas, para a psicologia, a maneira como alguém lida com garçons, atendentes e outros profissionais que estão ali para ajudar revela mais do que simples falta de educação.
Na verdade, isso pode estar relacionado à empatia, ao respeito e até a traços da personalidade. Quer entender o que está por trás disso? O MinhaVida entrevistou a psicóloga Alessandra Araújo Vieira, que esclareceu o assunto.
Leia também: Pessoas que não sabem que estão emocionalmente exaustas apresentam esses 10 comportamentos sem perceber
Tratar mal garçons e atendentes vai além da falta de educação
Embora essa postura seja inaceitável por si só, a psicologia tem algumas explicações que nos ajudam a entender as suas raízes. Para a psicóloga Alessandra Araújo Vieira, isso pode ser uma forma de projeção de poder.
"Algumas pessoas tratam mal aqueles que percebem como estando em uma posição social inferior, como uma maneira de exercer controle", explica a especialista. Nesse contexto, o garçom ou atendente se torna uma vítima de uma necessidade psicológica de se sentir superior.
...
Veja também
Se você conhece alguém que trata mal garçons e atendentes, a psicologia tem um recado para eles
Antidepressivos e bebidas alcoólicas: pode misturar? Veja o que acontece
Se você apresenta esses 5 problemas sociais, significa que foi criado por pais perfeccionistas
A chave para tirar as metas do papel está no equilíbrio desses 3 fatores