Se você deixa a escova de dentes desse jeito no banheiro, pode estar colocando esses 6 micróbios na boca durante a escovação
Eles são responsáveis por infecções que causam dor de garganta e diarreia
Algumas pessoas têm o costume de deixar a escova de dente exposta no banheiro e não desconfiam do quão prejudicial este hábito pode ser — ainda que o ambiente pareça estar bem limpo visualmente.
Ao MinhaVida, Ilana Marques, dentista da IGM - Odontologia para a Família, explica que não é recomendado deixar a escova de dente exposta no banheiro porque esse é o espaço da casa onde, normalmente, há mais umidade e pode conter inúmeros microrganismos em suspensão de ar.
"A proximidade com o vaso sanitário aumenta o risco de contaminação por bactérias e vírus que se espalham", alerta.
E quando se trata de um contexto onde as pessoas dão descarga com a tampa do vaso sanitário aberta, a situação é ainda mais arriscada, pois, conforme a especialista, essa prática é responsável pelo fenômeno chamado aerossolização.
"Isso faz com que partículas microscópicas de água contendo microrganismos (presentes em fezes e urina) se espalhe pelo ar. Essas partículas podem atingir superfícies próximas, incluindo escovas de dente deixadas desprotegidas".
Leia também: Os 10 piores hábitos que estragam os seus dentes
Os micróbios de banheiro que podem contaminar a escova de dente
Entre os microrganismos comuns que podem contaminar escovas de dentes que ficam expostas no banheiro, Ilana destaca seis:
...
Veja também
Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e como tratar